terça-feira

, 19 de março de 2024

Reflexão do Dia

Liturgia Diária

TEMPO DO NATAL ANTES DA EPIFANIA • 04/01 – Ano B

1ª Leitura

1 João 3,7-10
João Batista, vendo Jesus passar, diz a dois dos seus discípulos: “Eis o Cordeiro de Deus”. Muitos são os sinais que nos orientam para o Senhor, e a prática da justiça e o amor aos irmãos constituem caminhos seguros para ele.

Leitura da primeira carta de São João – 7Filhinhos, que ninguém vos desencaminhe. O que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. 8Aquele que comete o pecado é do diabo, porque o diabo é pecador desde o princípio. Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo. 9Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado, porque a semente de Deus fica nele; ele não pode pecar, pois nasceu de Deus. 10Nisto se revela quem é filho de Deus e quem é filho do diabo: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, nem aquele que não ama o seu irmão. – Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo 97(98)

 

Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória. – R.

2. Aplauda o mar com todo ser que nele vive, / o mundo inteiro e toda gente! / As montanhas e os rios batam palmas / e exultem de alegria. – R.

3. Na presença do Senhor, pois ele vem, / vem julgar a terra inteira. / Julgará o universo com justiça / e as nações com equidade. – R.

Evangelho

João 1,35-42

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Depois de ter falado, no passado, / aos nossos pais, pelos profetas, muitas vezes, / em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho (Hb 1,1s). – R.

Proclamação do santo Evangelho segundo João – Naquele tempo, 35João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” 37Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “O que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?” 39Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram, pois, ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. 40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41Ele foi logo encontrar seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias” (que quer dizer Cristo). 42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer Pedra). – Palavra da salvação.
Reflexão:

 

João Batista havia anunciado, a todo o povo, a vinda do Messias. Agora o mostra já presente e próximo. A dois de seus discípulos indica o “Cordeiro de Deus”. Um dos discípulos é André, que, após o encontro com Jesus, lhe apresenta seu irmão Simão. Jesus olha bem para Simão e lhe dá novo nome: Cefas, que significa Pedra. Esse nome implica a futura missão de Pedro na comunidade. O outro discípulo, cujo nome não é revelado, poderia ser qualquer um de nós que deseja estabelecer comunhão com o Mestre divino. Os novos seguidores de Jesus lhe perguntam: “Mestre, onde moras?”. Sem discursos persuasivos nem promessas sedutoras, Jesus os convida a fazer a experiência. O testemunho vale mais que palavras.