sábado

, 20 de abril de 2024

Romaria Arquidiocesana a Aparecida celebra Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom Geraldo

14 de agosto de 2017 Arquidiocese

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, se tornou a casa da Arquidiocese nesse domingo (13). Mais de 7.800 pessoas, 100 padres, diáconos e seminaristas participaram da celebração que comemorou o Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom Geraldo. A missa foi presidida pelo arcebispo, Dom Geraldo, e concelebrada pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, pelo bispo de Leopoldina Dom José Eudes, e o bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Geovane Luiz da Silva.

“Acompanhado por uma grande romaria da Arquidiocese de Mariana venho à Casa da Mãe Aparecida para render graças a Deus pelos 50 anos de minha Ordenação Sacerdotal. Com Maria, louvo e bendigo a Deus pelo dom precioso do sacerdócio que, sem nenhum merecimento de minha parte, me foi concedido, não para meu proveito próprio, mas, para servir à Igreja e à humanidade”, disse Dom Geraldo.

A presença das paróquias da arquidiocese foi intensa e repleta de alegria. “Essa é a primeira vez que eu venho a Aparecida e vou voltar muito feliz. A celebração foi emocionante, fomos muito bem acolhidos. Eu me sentir em casa celebrando com a arquidiocese o Jubileu de Dom Geraldo”, contou Luciana Viana, da Pastoral Familiar de Jequeri.

Além dos romeiros da arquidiocese, caravanas do Espírito Santo, estado que Dom Geraldo nasceu e foi ordenado, participaram desta peregrinação. “Para mim é muito importante celebrar o Jubileu de Ouro de Dom Geraldo. Eu tenho lembranças da ordenação dele, da primeira paróquia. Nós acompanhamos a história dele desde o começo”, lembrou Catídio José de Oliveira, de Vitória (ES).

Imagem Peregrina

Outro propósito dessa Romaria foi para agradecer a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida em todas as paróquias da arquidiocese na comemoração do tricentenário do encontro da imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul.

Para Marcos Xavier, da Pastoral da Juventude (PJ), a Romaria foi um importante momento para relembrar a peregrinação de Nossa Senhora. “Nessa Romaria a PJ realizou um momento de oração, com o ofício divino, onde fizemos memória da peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas paróquias da arquidiocese. Aproveitamos para agradecer a Deus por esses 10 anos de aprendizagem com Dom Geraldo. Foi muito bom participar dessa bonita celebração com toda a arquidiocese”, afirmou.

Ano da Vocação Sacerdotal

A Romaria Arquidiocesana a Aparecida constitui-se, também, como um ato significativo do Ano da Vocação Sacerdotal na Arquidiocese. Iniciado no dia 15 de agosto de 2016, o Ano será encerrado nesta terça-feira, 15 de agosto, em Mariana.

A arquidiocese

Após a celebração, Dom Geraldo se reuniu com os romeiros da arquidiocese na Tribuna Bento XVI. Em sua fala, ele ressaltou da alegria de celebrar seu Jubileu com toda a Igreja particular de Mariana.

“Passados 50 anos, com toda a sinceridade no coração, só tenho motivos para agradecer. Tudo o que houve de bom ao longo desses 50 anos foi ação de Deus. O que não foi bom é resultado das minhas limitações. O mérito é de Deus e o débito é meu. Eu peço a Deus que Ele corrija o que eu fizer de errado, que Ele complete o que eu não consegui fazer. 50 anos depois e eu venho com o mesmo entusiasmo, o mesmo ardor e a mesma disponibilidade do que eu disse como jovem, de 25 anos, no dia da minha ordenação sacerdotal. ‘Eis-me aqui Senhor’. Aos nossos padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas e a todos os integrantes desta grande romaria, Muito obrigado pela presença”, disse Dom Geraldo.

Agenda