PJ da Região Sul realiza sexta etapa do Puxirum da Juventude

17/08/2017 às 14h41

Nos dias 5 e 6 de agosto, a Pastoral da Juventude da Região Mariana Sul realizou a sexta etapa do Projeto Regional de Formação: o Puxirum. Os encontros começaram em fevereiro de 2016 e terminaram nesse mês de agosto.

O Puxirum, termo indígena que significa união de pessoas para planejar e realizar ações, tem o objetivo de formar e capacitar as lideranças jovens, nuclear grupos de base e revitalizar os existentes. Cada uma das seis etapas da formação teve como tema um dos caminhos trilhados por Jesus Cristo: Belém, Nazaré, Betia, Samaria, Jerusalém e Emáus.

“Aprendemos neste Puxirum como sermos melhores pessoas. Em um mundo como esse aprender valores como os que nos foram passados, nos capacita muito para a integração na sociedade. Passamos a observar, pensar e agir de melhor forma e sermos mais igualitários, além de ser muito bom o convívio com pessoas diferentes. É emocionante e gratificante”, afirma Celso Gonçalves, da cidade de Capela Nova.

Para Yuri Rodrigues, de Rio Pomba, a sexta etapa de formação possibilitou a reflexão. “Através da palestra com comparações do ontem e hoje, pudemos perceber como o jovem está sendo muito mais ouvido e acolhido pela igreja, mas, apesar disso, são poucos os que dão a Deus o seu devido valor. Aprendi que precisamos nos colocar sempre a disposição daquilo que a igreja apresenta, trazendo Deus cada vez mais perto da nossa caminhada e fazendo dEle parte essencial em nossas vidas”, diz.

No encontro, a Pastoral da Juventude propôs a realização de um mutirão de evangelização da juventude da região sul. A ideia é que o mutirão seja realizado por cada forania e que os próprios jovens sejam responsáveis pela evangelização dos outros jovens.

 

 

Fotos: Leonardo Moura e Caíque Oliveira


Voltar

Confira também: