Moradores de Mariana acompanham peregrinos do Caminho Religioso da Estrada Real até Ouro Preto

13/09/2017 às 11h19

Cerca de dez moradores de Mariana acompanham hoje (13) os cinco peregrinos do Caminho Religioso da Estrada Real (Crer), que chegaram a cidade ontem, até a próxima parada: Ouro Preto. Antes de retomarem a caminhada, os peregrinos conheceram um pouco da história artística e religiosa de Mariana e ouviram uma música tocada por Josinéia Godinho no órgão do Santuário de Nossa Senhora do Carmo.

“A motivação para caminhar é contagiante, vêm deles, dessa romaria de Piedade até Aparecida. É um momento de grande devoção deles que contagia a gente pelo menos a fazer esse pequeno trajeto, essa acolhida. É importante nossa paróquia ter uma participação nessa caminhada”, afirma Victor Souza, da paróquia Sagrado Coração de Jesus, que tem vontade de fazer o percurso completo um dia.

Márcia Penido, uma das peregrinas que irá até Aparecida (SP), acredita que as companhias e pessoas conhecidas ao longo do trajeto serão as lembranças mais fortes que guardará do Caminho Religioso. “Muitos jovens de várias cidades têm nos acompanhado de uma cidade a outra. As pessoas são muito receptivas, a hospedagem tem sido muito boa. Além da questão religiosa, o que me motiva é conhecer as cidades, as pessoas, a região, a vegetação e o clima. É também um passeio”, afirma.

O idealizador da rota religiosa, Cláudio Luiz de Carvalho Leão, explica que o Crer só passa a ser verdade quando é apropriado pelos moradores dos lugares por onde passa. “O caminho, muito mais que estrada, que o chão, são as pessoas que a gente encontra todos os dias. Eu posso falar por experiência, a gente caminha pelo chão e pelas pessoas que a gente encontra. Mas ao mesmo tempo as pessoas que parecem estar paradas, quietinhas naquele lugar, não estão, elas caminham na gente também. A gente leva e a gente deixa. O Crer quer proporcionar isso, uma troca espiritualizada e de crescimento para as pessoas dos dois lados”, disse.  

Mariana é a 12° ponto de parada do Crer. Os peregrinos ainda passarão por 6 cidades que pertencem a Arquidiocese de Mariana: Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, São Brás do Suaçuí e Entre Rios de Minas. A previsão de chegada ao Santuário de Aparecida (SP) é no dia 9 de outubro, sendo, ao todo, 37 dias de caminhada.


Voltar

Confira também: