Ouro Preto recebe encontro da Caravana Desperta Cidadão

26/09/2017 às 13h07

O último encontro da “Caravana Desperta Cidadão” reuniu 63 lideranças de Barão de Cocais, Ouro Preto, Mariana e Itabirito na noite do dia 25 de setembro, no Salão Paroquial do Pilar, em Ouro Preto. A caravana é uma iniciativa do Movimento Fé e Política na Arquidiocese de Mariana, a partir do Projeto “Desperta Cidadão” que, há anos, na Arquidiocese, pensa a construção de candidaturas políticas, nas várias instâncias – municipal, estadual e federal.

A Caravana visitou as regiões pastorais da Arquidiocese, realizando encontros com lideranças sociais, políticas e pastorais, a fim de discutir a conjuntura nacional e as estratégias para apresentação de nomes com vistas às eleições de 2018. Em Ouro Preto, foram escolhidos cinco delegados para compor um comitê responsável para a articulação destas candidaturas, seguindo o mesmo procedimento dado nas outras regiões pastorais.

"É uma iniciativa suprapartidária que levanta nomes que assumam, na militância político-partidária, as lutas sociais como da defesa da vida, promoção de políticas públicas, atenção aos mais pobres e excluídos e um governo democrático, comprometido com as grandes aspirações do povo e o exercício participativo e ético do mandato político", explica o Coordenador da Dimensão Sociopolítica, padre Marcelo Santiago.

O Movimento Fé e Política é um movimento ecumênico que tem a sua autonomia própria, em sua articulação em todo o Brasil. Segundo padre Marcelo Santiago, na arquidiocese, a atuação do movimento se faz em diálogo com os trabalhos pastorais em várias iniciativas voltadas, à luz da fé, para o compromisso com a cidadania ativa, como a Escola Arquidiocesana de Fé e Política Dom Luciano Mendes e o Curso de Formação para Conselheiros Municipais. "Sonhamos um Brasil justo e solidário, com governos sempre mais sensíveis aos clamores do povo, sedento de vida, dignidade, justiça e paz", esclarece.


Voltar

Confira também: