Paróquia Santo Antônio, de Ouro Branco, lança Ano Jubilar Orionita

10/10/2017 às 12h09

A Paróquia Santo Antônio, de Ouro Branco, lançará no próximo domingo (15) o Ano Jubilar em comemoração aos 70 anos dos Religiosos Orionitas na cidade de Ouro Branco. A missa de abertura do Ano Jubilar será presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, na igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Luzia Augusta. Na ocasião, Dom Geraldo irá crismar 138 jovens da paróquia.

O Ano Jubilar tem o objetivo de louvar à Santíssima Trindade pelas graças recebidas desde a chegada dos primeiros religiosos orionitas em Ouro Branco e ajudar aos fiéis a ouvir, com renovada abertura de coração, as advertências do Senhor, seguindo os passos de São Luis Orione.

"Queremos que a celebração do Ano Jubilar Orionita tenha como consequências aquelas desejadas pelo Senhor, ao instituir as celebrações jubilares (Lv 25): recordar permanentemente que Deus é o Senhor de tudo; que os bens deste mundo são para todos, e não apenas para alguns; que é preciso converter-nos, para viver em plenitude o plano de Deus; e que Lhe manifestamos nossa gratidão vivendo e agindo de acordo com os ensinamentos de Paulo: 'Renovando todas as coisas em Cristo' (Ef 2,4). Enfim, a celebração do Ano Jubilar Orionita deverá promover uma grande missão evangelizadora, na linha do que é proposto no Documento de Aparecida, no Plano Arquidiocesano de Evangelização (PAE) e no Projeto Congregacional de revitalização das obras de caridade", explica o vigário paroquial, padre Bruno Rodrigues, no documento do Ano Jubilar. 

Em preparação para a abertura do Ano Jubilar, a Paróquia Santo Antônio fará uma vigília eucarística no sábado (14), iniciando às 19hs com a missa na igreja matriz, seguida do traslado do santíssimo para o Teatro Dom Orione, onde haverá a vigília até a meia noite.

 

A logomarca

A logomarca do Ano Jubilar apresenta, além do número setenta, que identifica a presença dos religiosos orionitas na cidade de Ouro Branco, a imagem, em primeiro plano, de São Luis Orione e em segundo plano da Igreja histórica de Santo Antônio, a Matriz de Ouro Branco. "A meta missionária dos filhos de São Luis Orione é a perfeição da evangelização através das obras de caridade, simbolizado pelo número sete, que nestas terras ourobranquenses, tem seu início com o Patronato Agrícola e sequência na Paróquia Santo Antônio. O propósito é o de continuar “Renovando todas as coisas em Cristo”, dado que, hoje, somos continuadores de um projeto de evangelização que fará setenta anos de história. Convictos que a plenitude do Reino de Deus, simbolizado pelo número zero, passa pelo testemunho de São Luis Orione e pela ação da igreja terrestre, mas encontra o seu fim em Cristo, o renovador de todas as coisas", explica o padre no documento.

 

Oração do Ano Jubilar

Pai de bondade, por um desígnio da vossa Providencia, há 70 anos a Paróquia “Santo Antonio” de Ouro Branco foi entregue aos cuidados dos religiosos orionitas e, desde então, é iluminada pelos raios fulgurantes do carisma e da espiritualidade de São Luís Orione, o Santo da Caridade. Nós vos bendizemos pela doação de vida dos missionários que evangelizaram os pequenos, os pobres, o povo, concedendo-lhes

sempre o divino bálsamo da Fé. Jesus, nosso Redentor, morrendo na cruz nos ensinais que somente a caridade salvará o mundo. Fazei que a intenção original da Congregação de promover a educação da juventude e a formação da classe operária através do Patronato agrícola, seja restaurada, a partir deste ano jubilar, com a execução de um novo projeto de caridade, para que se possa experimentar a maternidade da Igreja e a ternura da vossa Providência.

Espirito Santo, fonte de amor e de unidade, sustentai os leigos e os religiosos orionitas no propósito de “Renovar todas as coisas em Cristo”, em comunhão com a nossa amada Arquidiocese de Mariana, para uma Igreja sempre mais viva e em estado permanente de missão.

São Luís Orione, rogai por nós!

Autor: Pe. Tarcísio G. Vieira - Superior Geral da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência. 

 

 


Voltar

Confira também: