Ano do Laicato I

17/10/2017 às 15h26

Dom Geraldo Lyrio Rocha

Arcebispo de Mariana

 

Depois de celebrarmos, na Arquidiocese de Mariana, o Ano da Vocação Sacerdotal, celebraremos, com toda a Igreja no Brasil, o Ano do Laicato, que terá início na Solenidade de Cristo Rei de 2017 e será encerrado na Solenidade de Cristo Rei de 2018. Essa coincidência nos permite aprofundar a reflexão sobre o Povo de Deus. Diz o Concílio Vaticano II, na Constituição Dogmática sobre a Igreja: “O sacerdócio comum dos fiéis e o sacerdócio ministerial, embora se diferenciem essencialmente, e não apenas em grau, ordenam-se um ao outro; pois um e outro participam, a seu modo, do único sacerdócio de Cristo. Com efeito, o sacerdote ministerial, pelo seu poder sagrado, forma e conduz o povo sacerdotal, realiza o sacrifício eucarístico fazendo as vezes de Cristo, e oferece-o a Deus em nome de todo o povo; os fiéis concorrem para a oblação da Eucaristia em virtude do seu sacerdócio real, que exercem na recepção dos sacramentos, na oração e ação de graças, no testemunho da santidade de vida, na abnegação e na caridade operosa” (cf. LG 10).

O objetivo do Ano do Laicato é “como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”. 

Na Arquidiocese de Mariana, a abertura oficial do Ano do Laicato será no próximo dia 25 de novembro, no encerramento da Assembleia Arquidiocesana. Nessa ocasião, o(a) coordenador(a) paroquial de pastoral receberá o estandarte da Sagrada Família que deverá percorrer cada paróquia durante o Ano do Laicato. As paróquias de nossa Arquidiocese farão a abertura do Ano do Laicato no dia 26 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, quando deverá ser lida a Carta ao Povo de Deus que dirigirei nessa ocasião. A Novena de Natal deste ano retoma o tema do Ano do Laicato: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).  Assim, queremos oferecer aos leigos e leigas a oportunidade de aprofundar sua reflexão em vista de alimentar ainda mais o desejo de seguir Jesus Cristo como seus discípulos(as) e missionários(as). 

Entre as atividades para o Ano do Laicato propõe-se que cada Região Pastoral escolha a celebração de um jubileu em nossa Arquidiocese e promova nessa ocasião uma grande peregrinação, envolvendo todas as Paróquias da respectiva Região. Os cristãos leigos e leigas sejam motivados a participar de um Retiro Espiritual. Para isso, podem ser oferecidos retiros na Paróquia, na Forania ou na Região, de acordo com a programação a ser feita em comum acordo com o Conselho Pastoral Regional. É preciso aproveitar dessa grande oportunidade para investir, ainda mais, na formação para o laicato. Para isso, importante ajuda poderá ser prestada pelos CETEs, de acordo com a programação da Faculdade Dom Luciano Mendes. 

Muitas outras iniciativas serão promovidas ao longo do Ano do Laicato. Entre elas destacam-se o Seminário do Laicato que se realizará em Carandaí, em março de 2018, para coordenadores das pastorais, dimensões, serviços diocesanos, regionais, de forania e setores; coordenadores dos Conselhos Pastorais Paroquiais e para cristãos leigos e leigas engajados na defesa da vida e na transformação da sociedade. Toda essa dinâmica de reflexão e participação deverá ser coroada com a realização de uma Assembleia Arquidiocesana do Laicato, em setembro de 2018. Além do crescimento da presença e atuação dos cristãos leigos e leigas na Igreja e no Mundo, um dos frutos que também esperamos colher, é o fortalecimento do Conselho do Laicato da Arquidiocese de Mariana – CLAM.

 

 


Voltar

Confira também: