Carta à juventude – Região Norte

24/10/2017 às 10h12

“O rosto de Deus é jovem também

E o sonho mais lindo é ele quem tem

Deus não envelhece, tampouco morreu

Continua vivo no povo que é seu

Se a juventude viesse a faltar

O rosto de Deus iria mudar”

(Jorge Trevisol)

Nossa Região Pastoral Mariana Norte, reunida em assembleia pastoral, no dia 21 de outubro, na Casa de Formação Teológica São José, do Seminário Arquidiocesano de Mariana, tem a alegria de saudar os/as jovens de nosso regional, reunidos/as em Barão de Cocais, para a celebração regional do Dia Nacional da Juventude.

À luz do tema que refletem “Juventudes em defesa da vida dos povos e da Mãe terra” e do lema “Os humildes herdarão a terra” (Sl 37,11), unimo-nos a vocês na defesa da vida em todas as suas dimensões e expressões.

Denunciamos, com dor e sofrimento, solidários a vocês, o extermínio da juventude em nosso regional que vitima, sobretudo, jovens negros e pobres. Causam-nos angústia a dependência química, o tráfico de drogas, a violência, a desestruturação familiar, o empobrecimento, a falta de oportunidades para a juventude, a exclusão social e a falta de políticas públicas. Com vocês repudiamos o sistema econômico vigente no qual “os excluídos não são explorados, mas resíduos, sobras” (papa Francisco), além de toda agressão à vida no planeta, nossa Casa Comum.

Contudo, nosso olhar é de esperança, vendo vocês articulados em grupos; participando nos trabalhos comunitários em nossas paróquias; atuando em várias iniciativas socioambientais, na defesa da vida humana e da Mãe Terra.

Nesta oportunidade, queremos dizer-lhes que vocês são muito importantes pelo que são e pelo que fazem. Queremos, com vocês, atuar sempre mais, à luz da Fé e da cidadania, na defesa da vida, especialmente da juventude, e de sua dignidade, comprometidos com sua inserção eclesial e social.

Com o Papa Francisco afirmamos: “Um mundo melhor constrói-se também graças a vocês, ao seu desejo de mudança e à sua generosidade. Não tenham medo de ouvir o Espírito que sugere a vocês escolhas audazes, não hesitem quando a consciência pedir a vocês que se arrisquem para seguir o Mestre. Também a Igreja deseja colocar-se à escuta da voz de vocês, da sua sensibilidade, da sua fé; até das suas dúvidas e das suas críticas. Façam ouvir o seu grito, deixem-no ressoar nas comunidades e façam que eles cheguem aos pastores” (Carta aos jovens por ocasião da apresentação do documento preparatório do Sínodo dos Bispos).

Parabéns pelo seu dia. Deus os abençoe e os fortaleça na missão que se dirige a todos, a grande juventude, em vista de dias melhores, de justiça e paz, na construção permanente da civilização do amor, para que todos tenham vida e vida em abundância.

Participantes da XXII Assembleia Regional de Pastoral

Mariana, 21 de outubro de 2017


Voltar

Confira também: