Região Sul promove assembleia regional

02/11/2017 às 12h45

Refletindo o sobre o tema “Igreja em Saída a serviço do Reino de Deus” e iluminados pela passagem  “Vós sois sal da terra, Vos sois a luz do Mundo” foi realizado, em Barbacena,  no sábado (28), a 25ª Assembleia Regional de Pastoral na Região Pastoral  Mariana Sul. Utilizando a metodologia “Ver, Julgar e Agira”, a assembleia foi conduzida pelos assessores  Leci Nascimento e padre Luís da Paixão . 

O primeiro momento, o ver, foi conduzido por Leci. Ela apresentou a atual realidade da região à luz do Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE 2016-2020). No momento do julgar, padre Luiz respondeu as perguntas do primeiro momento, através  de uma  explanação sobre uma Igreja em saída. Em sua fala, padre Luiz da Paixão citou o Papa Francisco “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Não quero uma Igreja preocupada com ser o centro, e que acaba presa num emaranhado de obsessões e procedimentos”.

Na sequência, os participantes se dividiram em grupos para pensar nas cinco urgências da Região Pastoral Mariana Sul. “Entre as prioridades apresentadas, a Região deve articular ações missionárias junto aos afastados, pobres e excluídos. Para isso faz-se necessário promovera comunhão com todos os leigos e leigas nas diversas pastorais , movimentos, dimensões e serviços. Em especial neste ano em  que abrimos o ano Nacional do Laicato”, afirma Leonardo Moura, secretário da assembleia.


Voltar

Confira também: