Ano da Vocação Sacerdotal I

22/08/2016 às 10h12

Pela graça de Deus, no dia 15 de agosto de 2017, celebrarei o Jubileu de Ouro de minha ordenação sacerdotal. Meu desejo é que esse evento seja celebrado numa perspectiva vocacional, no contexto da caminhada pastoral da Igreja particular de Mariana. Assim, de 15 de agosto de 2016 a 15 de agosto de 2017, realizaremos um Ano da Vocação Sacerdotal em nossa Arquidiocese, com o lema: PERMANECEI NO MEU AMOR (Jo 15,9). Nas paróquias, a abertura será no próximo dia 21 de agosto e o encerramento em 20 de agosto de 2017. Desejo celebrar a ação de graças pelos 50 anos de minha ordenação sacerdotal, por ocasião da Peregrinação Arquidiocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, nos dias 12 e 13 de agosto de 2017, dentro das comemorações do tricentenário do encontro da venerável imagem da Padroeira do Brasil.

 

O Seminário São José assumiu dinamizar essa iniciativa, de acordo com a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. A abertura deste ano vocacional será com a Missa Solene no Santuário de Nossa Senhora do Carmo,em Mariana, e a seguir, procissão até o Seminário, onde haverá a benção solene do Santíssimo Sacramento. As paróquias receberão orientações para a abertura do Ano da Vocação Sacerdotal, bem como subsídios pastorais e roteiros celebrativos elaborados pela Comunidade da Teologia, em sintonia com a Coordenação Arquidiocesana de Liturgia.

 

O Conselho Presbiteral já aprovou a logomarca apresentada pelos seminaristas e analisada pelo Conselho dos Formadores. Um cartaz para divulgação já está sendo enviado às Paróquias. A equipe de comunicação favorecerá a criação de um blog, página no facebook, pequenos vídeos promocionais e panfletos para divulgação. Já foi realizado o concurso para o hino e os vencedores foram os seminaristas Lucas Muniz e Rosemar Condé.

 

Várias iniciativas estão programadas em vista da animação vocacional nas paróquias: Os padres formadores se colocam à disposição para atender, na medida do possível, a convites das paróquias por ocasião das festas de padroeiros ou encontros paroquiais. Os seminaristas se dispõem a promover, em sintonia com os párocos, encontros de animação vocacional nas paróquias,no período da Semana Santa de 2017 e por ocasião de encontros com jovens. Em dezembro de 2016 e junho de 2017, os seminaristas da Teologia, da Filosofia e do Propedêutico serão enviados às paróquias da Arquidiocese para a realização de Semanas Animação Vocacional, com a temática do Ano da Vocação Sacerdotal.

 

Foi composta uma Oração do Ano da Vocação Sacerdotal e encaminhada a todas as paróquias da Arquidiocese. Também serão disponibilizados os roteiros para Hora Santa Vocacional, que poderão ser usados toda 1a quinta-feira de cada mês e em outras ocasiões. Destaque especial será dado à Celebração do Dia do Seminário (6 de novembro), em todas as paróquias da Arquidiocese. Caberá ao Seminário, com o apoio da Coordenação Arquidiocesana de Liturgia, apresentar sugestões para as equipes paroquiais.

 

Dentre as muitas iniciativas, estão ainda previstas as seguintes atividades: Especial apoio, por parte do Seminário, à tenda vocacional, com distribuição de material de divulgação sobre a vocação sacerdotal durante o SEARA, em Viçosa, em 2017 e realização da Jornada Vocacional, no Domingo do Bom Pastor, no dia 7 de maio de 2017, em local a ser definido. Espera-se envolver especialmente os Grupo de Orientação Vocacional – GOV nas atividades do Ano da Vocação Sacerdotal. As Ordenações e Jubileus Sacerdotais devem se constituir como momentos privilegiados para intensificar, ainda mais, a reflexão e aprofundamento sobre o ministério ordenado e a oração pelas vocações sacerdotais.


Voltar

Confira também: