Seminário do Laicato será realizado em Carandaí

23/01/2018 às 09h14

Na celebração do Ano Nacional do Laicato, a paróquia de Sant’Ana, em Carandaí, Região Pastoral Mariana Sul, vai acolher o Seminário Arquidiocesano do Laicato nos dias 9 a 11 de março.

Refletindo sobre o tema “Cristão Leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’ a serviço do Reino de Deus” e o lema “Sal da Terra e luz do mundo”, o encontro tem o objetivo de estimular a presença e atuação dos cristãos leigos e Leigas como verdadeiros sujeitos eclesiais, a serem sal da terra e luz do mundo na Igreja e na sociedade.

“Acreditamos que este seminário será um importante espaço para animar e motivar os nossos leigos a exercerem o seu papal na Igreja e na Sociedade. E no Ano do Laicato, para nós, é uma alegria realizar este evento, como um marco deste ano em nível diocesano”, ressalta o presidente do Conselho Arquidiocesano do Laicato (CLAM), Fábio Silva.

Voltado para coordenadores arquidiocesanos, regionais, forâneos das pastorais, dimensões, serviços , paróquias, leigos e leigas que atuam na defesa e promoção da vida, o seminário deve reunir cerca de 150 participantes.

As inscrições serão abertas ainda nesta semana e vão até o dia 28 de fevereiro. Os interessados devem procurar os Centros Regionais de Pastoral para fazer a sua inscrição, que terá uma taxa de R$20,00.

Documento 105 da CNBB

O documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, também será trabalhado no seminário. “Nas oficinas o nosso foco de trabalho será o documento 105, onde nós iremos abordar a atuação dos leigos nos espaços modernos, na família, na superação da violência, na casa comum, na juventude, na escola, no trabalho, nos ambientes onde nós, leigos, estamos envolvidos”, explica Fábio.

Segundo o presidente do CLAM a pobreza, periferia eleita na 25ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, também será trabalhada durante o encontro. “Iremos ter uma manhã do seminário dedicadA a reflexão e o debate sobre esta periferia e a nossa atuação diante da pobreza”, conta Fábio.

Ano Nacional do Laicato

Aberto na festa de Cristo Rei, em novembro de 2017, o Ano Nacional do Laicato tem como objetivo celebrar a presença e a organização dos cristão leigos e leigas no Brasil e aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão. Para marcar este ano, o Conselho Arquidiocesano do Laicato vai promover vários eventos e atividades, além de dinamizar o estudo e a prática do documento 105 da CNBB.

                                                        


Voltar

Confira também: