quinta-feira

, 25 de abril de 2024

Mulher, sal e luz, agente de transformação

07 de março de 2018 Arquidiocese

Aconteceu, com grande êxito, o 4º Encontro de Mulheres da Arquidiocese de Mariana, a partir do tema: “Mulher, Sal e Luz, Agente de Transformação”. Mais de 200 mulheres, lideranças eclesiais e de movimentos sociais, reunidas em Ouro Preto, nos dias 2 e 3 de março, fizeram deste encontro um momento especial de confraternização, partilha e aprofundamento, refletindo sobre a presença e atuação da Mulher na Igreja e na Sociedade.

Foi um encontro festivo, rico de partilhas e de testemunhos sobre os mais diversos assuntos ligados à mulher, como em relação à sua saúde física e psíquica, vida em família, sua participação na Igreja e militância na sociedade.

Sob o pano de fundo da CF-2018 que nos conclama a superação da violência, o encontro lançou, oficialmente, na arquidiocese, a Campanha pela Superação da Violência contra a Mulher, liderada pela Pastoral da Juventude de nossa Igreja Particular de Mariana.

Com momentos orantes, conferências e oficinas de trabalho, este 4º Encontro pautou pelo compromisso cristão de respeito e defesa da vida e da dignidade da mulher e pelo empenho pastoral, social e político em favor de uma sociedade justa e menos violenta, capaz de traduzir, em oportunidades, a dignidade da Mulher e do Homem, conforme o Projeto de Deus.

Agradecemos o apoio da Arquidiocese de Mariana, através do Fundo de Evangelização; o Colégio Arquidiocesano; a Região Pastoral Mariana-Norte; as paróquias, sobretudo as de Ouro Preto que, juntamente com a taxa de inscrição, custearam as despesas do encontro.

Igualmente, nosso agradecimento se estende aos grupos eclesiais e da sociedade civil, pelo testemunho de comunhão e participação, e às muitas lideranças femininas que ofereceram, voluntariamente, seu tempo e colocaram suas habilidades a serviço para que o evento pudesse acontecer e alcançar os objetivos propostos.

Ao final, as participantes foram enviadas em missão como “discípulas” em favor de um mundo melhor. Celebrando o “Ano Nacional do Laicato”, as mulheres presentes reafirmaram seu compromisso de ser sal e luz, agente de transformação na família, na Igreja e na Sociedade.

A avaliação do encontro foi muito positiva como um espaço de reflexão e de sensibilização para a vida feminina e de mobilização em defesa da mulher, sobretudo daquelas que sofrem, em família e na sociedade, com toda forma de preconceitos, injustiças e violências.

Ainda há um caminho enorme a ser percorrido em vista de tempos de mais dignidade, igualdade e respeito mútuo entre mulheres e homens… O próximo encontro, agendado para 2019, proposto para a Região Pastoral Mariana Centro, já se descortina como um sinal de esperança e de luta por vida, direitos e protagonismo feminino.

Continuem, mulheres, com sua garra, formosura e ternura tornando melhor a vida neste mundo. Parabéns pelo seu dia. Vocês fazem a diferença.

 

Pe. Marcelo Moreira Santiago

Coordenador da Dimensão Sociopolítica

Agenda