quinta-feira

, 18 de abril de 2024

Voluntários da JMJ já podem se inscrever

22 de março de 2018 Arquidiocese

Estão abertas as inscrições para ser voluntário na Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 22 a 27 de janeiro de 2019, na Cidade do Panamá, no Panamá, com o tema “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)”.

Os interessados em participar devem acessar o site do evento e se cadastrar. Para realizar a inscrição é necessário ter 15 anos ou mais, possuir passaporte, arcar com os custos da passagem aérea, anexar uma foto colorida 3×4 e uma carta de recomendação, que deve estar selada e assinada pelo bispo, pároco, responsável ou líder do grupo.

Os voluntários internacionais devem chegar com pelo menos uma semana de antecedência do início da jornada, já que receberão capacitações e, em alguns casos, começarão o serviço antes do evento.

Caso a candidatura do voluntário seja aceita, ele poderá escolher entre três tipos de pacotes para os voluntários. O único que inclui alojamento custa 140 dólares e oferece, além de um local simples para ficar – que podem ser escolas, ginásios, sedes de catequeses -, alimentação, transporte na cidade, seguro e o kit.

Para se inscrever não é obrigatório o domínio de outra língua, apesar de ser recomendável. Segundo o site da JMJ 2019, as funções  dos voluntários serão designadas de acordo com o perfil, conhecimento e a experiência de cada um. “Recomendamos que o voluntário se coloque em oração e que tenha o coração aberto para o serviço que Deus tem preparado para ele”, diz o site oficial.

 

Inscrições para peregrinos

Desde o final de janeiro estão disponíveis as inscrições para os peregrinos, que devem ter entre 15 e 35 anos, completar toda informação do formulário de inscrição disponível no site e realizar o pagamento correspondente ao pacote de inscrição escolhido.

Os peregrinos também podem escolher entre três modalidades de pacotes, que incluem estadia durante uma semana, só para o final de semana ou, ainda, apenas para a vigília e missa final. Os custos e detalhes dos pacotes podem ser conferidos no site oficial.

Foto: Reprodução

Agenda