terça-feira

, 23 de abril de 2024

Paróquias acolhem seus novos párocos

10 de abril de 2018 Arquidiocese

A Paróquia de São José, em Ouro Branco, e a Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Araponga, acolheram seus novos párocos. Na sexta-feira (6) o padre Oscar de Oliveira Germano foi recebido em Ouro Branco, Região Pastoral Mariana Oeste. A acolhida na nova comunidade paroquial contou com presença da comunidade local, de paroquianos de outras cidades por onde ele passou, padres e seminaristas.

A celebração foi presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Mariana, Monsenhor Celso Murilo, que fez a apresentação do novo pároco. Em seguida, padre Oscar, foi acolhido pelo vigário episcopal da Região Oeste, padre Geraldo de Sousa, que ressaltou a alegria de acolhê-lo de volta à região: “o bom filho a casa torna”, em referência ao período em que foi pároco na Paróquia de Santo Antônio, em Cristiano Otoni.

Padre Oscar é natural da cidade de Santa Bárbara e foi ordenado em 1985 pelo arcebispo Dom Oscar de Oliveira. Era pároco da Paróquia Sant’Ana em Carandaí, por onde ficou cerca de seis anos. Também trabalhou nas seguintes cidades: Casa Grande, Queluzito, Acaiaca, Cristiano Otoni, Urucânia, Senador Firmino, Rio Espera e Congonhas. Foi professor no Seminário e exerceu o ministério presbiteral na Diocese de Paracatu. Juntamente com o Padre Oscar, o Padre Márcio Vieira Viana será acolhido como colaborador da mesma paróquia.

A Paróquia de São José tinha como pároco o Padre Geraldo Luzia, que agora se dedica à Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete.

“É com muita alegria que a Paróquia São José Operário o recebe como pároco. Seja muito bem-vindo! A partir de agora será membro de cada família, compartilhará conosco todos os sofrimentos e alegrias. Cuidará de nós como o Pastor que cuida e conhece cada ovelha de seu rebanho”, salientou o coordenador paroquial de pastoral Marcelo Pereira da Silva.

Paróquia de São Miguel Arcanjo

Em Araponga, na Região Leste, a Paróquia de São Miguel Arcanjo recebeu o padre João Paulo da Silva no sábado (7). A missa de posse foi celebrada pelo vigário geral da arquidiocese, monsenhor Celso Murilo Souza, e acolhida feita pelo vigário episcopal da Região Leste, cônego Lauro Versiani.

Natural de Guaraciaba, padre João Paulo foi ordenado em 2011 e estava em missão na Arquidiocese de Porto Velho (RO) há cinco anos. “Eu estava na paróquia de Nossa Senhora Aparecida, de Machadinho d’Oeste, em Rondônia. Fiquei nesta paróquia por dois anos, mas eu fiquei cinco anos em missão na arquidiocese de Porto Velho”, disse o padre.

Segundo ele ir em missão é uma oportunidade de servir outras dioceses que necessitam de ministros ordenados. “O trabalho da gente na missão não é um trabalho pessoal, mas é um trabalho que realizamos em nome da nossa arquidiocese para servir a arquidiocese que nos acolhe. Ressalto também o bem que nós, enquanto padre, fazemos para a diocese que tem necessidade de mais presbíteros. Todo o padre que tem a oportunidade de fazer uma experiência de missão que faça, pois é muito enriquecedora”, ressalta.

Padre João Paulo espera somar e colaborar bastante com o povo de Araponga. “Espero fazer um bom trabalho, poder crescer junto com o povo como Cristão. Para eles eu quero ser um padre, mas com eles eu quero ser um bom cristão”, finaliza.

Confira as datas das próximas posses dos padres.

Agenda