quinta-feira

, 25 de abril de 2024

II Fórum da Pastoral da Criança e do Menor será realizado em novembro

14 de setembro de 2016 Arquidiocese

O II Fórum da Pastoral da Criança e do Menor da Arquidiocese de Mariana será realizado nos dias 11 a 13 novembro, no Santuário de Nossa Senhora das Graças em Urucânia, Região Pastoral Mariana Leste. Tendo como tema das reflexões “A identidade da Pastoral do Menor” e lema “Ide às crianças, adolescentes e suas famílias”, o encontro pretende reunir mais de 150 agentes de pastoral.

“A discussão sobre a identidade da Pastoral do Menor é muito importante, principalmente pela presença das outras dioceses do estado. E poder homenagear Dom Luciano, que é o fundador, nesses 10 anos é muito significativo para nós”, explica o assessor arquidiocesano da pastoral, padre Dario Chaves.

Dioceses de Minas

Na edição deste ano as Dioceses de Minas Gerais vão aderir ao Fórum de Mariana. Essa decisão foi tomada durante a reunião do Conselho do Leste 2 realizada nos dias 22, 23 e 24 julho, em Congonhas, onde ficou combinado, também, que Minas Gerais tomará uma posição única em relação a temática da Identidade da Pastoral do Menor e sua atual situação.

“A participação das dioceses do estado de Minas é uma participação com o compromisso de assumir a posição do Fórum como um uma posição estadual”, comenta padre Dario.

Preparação

Para a preparação do II Fórum foi elaborado um subsidio. Dividido em três capítulos, que serão refletidos em três encontros, o material apresenta algumas perguntas para o Fórum. A proposta é que os delegados sejam eleitos após o tríduo preparatório.

Oficinas

Durante o II Fórum serão promovidas sete oficinas, que são Protagonismo juvenil, Fórum Intermunicipal de Políticas Públicas da Criança e do Adolescente, Centros Comunitários de Atendimento, Trabalho com as famílias, Mística, Medidas sócio-educativas e Linhas de Ação da Pastoral do Menor. Palestras e uma celebração em memória aos 10 anos da morte de Dom Luciano, também, fazem parte da programação.

Agenda