sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Realizada XXXVII Assembleia da PV-SAV do Regional Leste 2

16 de novembro de 2016 Arquidiocese

A 37ª Assembleia da PV-SAV do Regional Leste II foi realizada entre os dias 11 a 13 de novembro, em Belo Horizonte, na Casa de Retiros São José. Estiveram presentes 70 pessoas, sendo padres, religiosos, seminaristas, leigos e leigas, que trabalham diretamente no Serviço de Animação Vocacional nas dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo.

O tema escolhido para esta assembleia foi: “O contexto atual das vocações”. O desenvolvimento da temática ficou sob a responsabilidade do professor Carlos Eduardo, Mestre em Ciências Sociais e Doutorando em Educação pela Unirio.

Segundo o assessor para apresentar a vocação para o jovem nos dias atuais é preciso estar atento a três grandes aspectos: os novos desafios da cultura contemporânea, a crise epistemológica e o pluralismo religioso; diante disso é preciso enxergar a juventude em sua singularidade histórica e geracional; ajudar os jovens a construir projetos de vida; educá-los para a valorização do essencial e ao encontro pessoal com Cristo.

Durante a assembleia foi realizado um trabalho de grupos que teve como objetivo criar prioridades para as Províncias Eclesiásticas no acompanhamento vocacional dos jovens. “Agradecemos a Deus por este momento tão rico que foi esta assembleia da PV-SAV, e esperamos que cada animador vocacional, mesmo sabendo dos vários desafios experimentados pelas juventudes no cenário atual, não tenha medo de apresentar aos jovens a proposta da vocação cristã, que é exigente, mas que traz consigo a realização mais profunda”, disse o padre Eliseu Donisete de Paiva Gomes, coordenador da PV-SAV no Regional Leste 2.

Agenda