sexta-feira

, 29 de março de 2024

Missão em Barra Longa reforça a necessidade de cuidados com a cidade

28 de julho de 2016 Arquidiocese

O COMIDI, Conselho Missionário da Arquidiocese de Mariana, realizou mais uma Semana de Animação Missionária. Desta vez, a missão aconteceu em Barra Longa, na Paróquia São José, de 17 a 22 de julho. Neste trabalho participaram cerca de 45 missionários que vieram de toda Arquidiocese, com o transporte a cargo de cada região. Ainda, foi possível contar com o apoio do MAB, Movimento dos Atingidos por Barragens.

A iniciativa foi motivada depois do rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, no dia 05 de novembro de 2015 na qual a lama atingiu e ainda prejudica a cidade. Os missionários foram acolhidos no domingo, 17 de julho, e enviados às 18 comunidades que fazem parte da paróquia. Durante a semana visitaram famílias, realizaram encontros e celebrações com o povo.

Na sexta feira, às 16 horas, foi feita uma reunião de avaliação da missão, juntamente com o jornalista Thiago Alves, integrante do MAB. De acordo com o assessor do COMIDI, padre Oldair de Paulo Mateus, o momento foi muito interessante. “Os missionários destacaram os muitos desafios que as comunidades ainda enfrentam, sobretudo os sofrimentos, as lutas e os problemas de pessoas que ainda se lembram do momento em que a lama chegou à cidade trazendo doenças e destruição. Destacou-se ainda que no local há muitas pessoas com problemas respiratórios provocados pela poeira resultado da lama seca”, explicou.

A missão foi encerrada com a celebração da Santa Missa, onde foram feitos agradecimentos a todos que apoiaram a iniciativa. “Concluímos que fomos todos atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão por isso realizamos este trabalho. Foi pedido na ocasião que os missionários não se esqueçam de Barra Longa e que levem para suas Paróquias e comunidades as notícias desta missão e do drama que ainda vive aquele povo”, reforçou o assessor.

Agenda