sexta-feira

, 19 de abril de 2024

São Sebastião é celebrado nas paróquias e comunidades da Arquidiocese

21 de janeiro de 2017 Arquidiocese

No dia 20 de janeiro comemora-se o dia do soldado romano que foi martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo Jesus. A história de São Sebastião é conhecida pelas atas romanas de sua condenação e martírio. Na Arquidiocese de Mariana o santo é padroeiro de paróquias e comunidades espalhadas pelas regiões pastorais e as comemorações para o seu dia encanta fiéis a cada ano.

Região Norte

Em Itabirito, as comemorações iniciaram no dia 10 de janeiro com o tríduo preparatório para a novena. Reflexões sobre o ano Mariano, homenagens à Nossa Senhora e ao próprio São Sebastião foram feitas durante as orações. O tríduo, nas 26 comunidades, foi organizado pelas lideranças e contou com o apoio especial da Pastoral familiar e dos jovens do Encontro de Jovens com Cristo (EJC). A novena começou no dia 13 de janeiro com momentos de oração, que pregavam a acolhida dentro e fora da igreja.

Como uma das homenagens à São Sebastião aconteceu uma procissão motorizada que contou com a participação de motociclistas da cidade. No dia 22 a preparação é para a cavalgada em honra aos cavaleiros e dedicada ao santo. À noite haverá procissão e missa solene de encerramento das festividades. Os padres Mons. Geovane Luiz da Silva, Dom Francisco Barroso, Dom José Eudes Campos do Nascimento participaram das comemorações em conjunto com muitos padres da arquidiocese.

Além da programação religiosa foi realizada uma programação cultural aos finais de semana com shows e barraquinhas. “Esta é a segunda festa de São Sebastião que organizo. Percebo que a cada ano as comunidades e os paroquianos se sentem mais motivados para celebrar a festa do nosso padroeiro. O grande número de paroquianos nas celebrações religiosas e nos momentos de confraternização, revela o crescimento progressivo do povo na comunhão com Deus e o desenvolvimento do espírito de fraternidade”, conta o pároco, padre Edmar José da Silva.

Região Leste

A paróquia São Sebastião em Ponte Nova, começou a novena em preparação para a Festa em homenagem ao padroeiro no dia 11 de Janeiro. Iluminados pelo tema “É tempo de celebrar nossa caminhada”, neste ano a paróquia está refletindo, em cada noite, a caminhada realizada desde o mês de agosto de 2016, quando se deu o início do processo da 9ª Assembleia Paroquial de Pastoral, foi aprovado o Plano de Ação Paroquial e também foi feita a escolha dos novos coordenadores paroquiais.

O Plano de Ação Pastoral da paróquia São Sebastião está dividido em cinco pontos: Acolhida, Vida Litúrgico-celebrativa, Caminhada pastoral, Agentes de Pastoral e Grupos de Reflexão e está sendo apresentado à comunidade paroquial durante os dias da novena. As festividades se encerram no dia 20 de Janeiro, com missa às 7h na igreja matriz, benção dos cavaleiros e a procissão seguida de missa festiva às 18h.

Para o pároco, padre Wander Torres, o jubileu é um momento de muita graça e que conta com a participação de muitas pessoas. “ Sempre é um momento de renovação da fé e da pessoa de Jesus Cristo”, completa.

Região Sul

Em Barbacena, a paróquia de São Sebastião promoverá a primeira corrida em homenagem à São Sebastião. A largada será no dia 22 de janeiro e é aberta a toda a comunidade com a cobrança de uma taxa de 15 reais. São 6km de caminhada com premiação para os 5 primeiros colocados e medalhas para todos os participantes. A concentração será às 8h da manhã na Matriz de São Sebastião.

Além da corrida, este ano, as celebrações se basearam no ano da vocação sacerdotal e caminharam juntos com o tema “Permanecei no meu amor”.Padres da região foram convidados a participar das celebrações e da novena e contribuíram trazendo muitas reflexões juventude, sacerdócio e missão.

Região Centro

A paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga, possui três comunidades em homenagem ao mártir. Todas celebraram e lembraram São Sebastião. O padre José Raimundo, pároco da cidade, conta que a participação dos fieis é grande e que a ajuda dos seminaristas em todas as celebrações foi essencial. “ É muita devoção, as pessoas confiam muito na proteção de São Sebastião contra os males maiores”, afirma.

Região Oeste

Em Conselheiro Lafaiete os fieis viveram o primeiro Jubileu de São Sebastião. O Papa Francisco atendeu ao pedido enviado pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, juntamente com o pároco, padre Daniel Marcos Lima, de se dar à novena e festa uma bênção especial, uma vez que se celebrará o aniversário de 75 anos da criação e fundação da paróquia. Assim, com o Jubileu Paroquial de São Sebastião, os fiéis serão ainda mais abençoados, uma vez que podem, durante todo o ano, obterem o dom da Indulgência Plenária e as graças mais copiosas de Deus, alcançadas pela intercessão do Glorioso Mártir, São Sebastião.

Além da programação dos últimos dias, o Jubileu se estende ao longo de todo o ano, com inúmeras atividades e celebrações.

Agenda