quinta-feira

, 28 de março de 2024

Delegados da Ampliada Nacional da PJ peregrinam ao Horto de Padre Cícero

27 de janeiro de 2017 Arquidiocese

Os delegados da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude realizaram uma romaria para o Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte-CE, na terça-feira, 24 de janeiro, onde a oração popular foi usada como elemento para a reflexão. Esse momento marcou o passo “julgar” da metodologia “ver – julgar – agir”. No momento do “ver”, os jovens discutiram a organização e olharam para os últimos três anos da pastoral.

Para Marcos Xavier, secretário arquidiocesano da PJ, a experiência da Ampliada está sendo maravilhosa. “Todos momentos de partilha tem sido de grande aprendizado. Destaco o cuidado dos participantes em pensar as ações a partir dos grupos de base, uma vez que sem eles não existe Pastoral da Juventude nas mais variadas instâncias. É importante voltarmos o nosso olhar para os grupos de base. A romaria até o Horto do padre Cícero me lembrou muito nossa Arquidiocese de Mariana, pela forma que ocorreu, os cantos e a cima de tudo de como os moradores do Horto nos receberam bem”, conta.

 

Rodas de conversa

O subsídio “Bora falar de Pastoral da Juventude?” foi lançado na quarta-feira, 25 de janeiro, durante a Ampliada. As primeiras edições impressas foram apresentadas pela Secretária Nacional da PJ, Aline Ogliari. Ela convidou alguns dos membros do grupo que produziu o material para o lançamento e explicou que a ideia de oferecer algo para os grupos de base fez com que várias lideranças se unissem no objetivo comum. “A gente sempre é cobrado pelos grupos para enviar um material diferente para além dos que já trabalhamos. E aí, conversando uns com os outros, construímos essa ideia e unimos os interessados com alguns membros da Coordenação Nacional. Foi um processo bonito e rico”, lembra

A impressão ficou a cargo do Centro de Capacitação de Juventude (CCJ), que já disponibiliza a venda online. Além de rodas de conversa sobre os elementos do “Somos Igreja Jovem”, o subsídio traz a íntegra da carta do Papa Francisco para a PJ e outros anexos.

Iniciada no domingo, 22 de janeiro, a Ampliada reúne mais de 120 delegadas/os representando os regionais da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As atividades do encontro vão até o dia 29 de janeiro.

Com informações e foto da Pastoral da Juventude.

Agenda