quinta-feira

, 28 de março de 2024

Espaço de diálogo e comunhão: Dia Mundial da Água é tema de formação em Viçosa

21 de março de 2017 Arquidiocese

Em comunhão com o Dia Mundial da Água, 22 de março, e com o tema da Campanha da Fraternidade 2017, a coordenação da Dimensão Sociopolítica da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa, Região Pastoral Mariana Leste, organizou uma formação sobre a água na noite desta segunda-feira, 20. O responsável por apresentar a temática foi o professor Rafael Bastos do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa.

A conversa foi iniciada com o professor Rafael fazendo um breve histórico da situação hídrica da cidade de Viçosa ao longo dos anos. Sob uma análise crítica, ele apresentou os vários fatores que estão contribuindo para a escassez de água no município, dentre elas, a redução do volume das chuvas, a degradação do Ribeirão São Bartolomeu, principal abastecedor de água potável, e o crescimento desgovernado de comunidades ao entorno das nascentes, que é vista como umas das principais causas da “morte” do Ribeirão.

Durante o encontro, o professor salientou, também, a importância da população e do poder público municipal se envolverem em favor da recuperação das Áreas de Preservação Ambiental (APAs) ao entorno do São Bartolomeu.

As lideranças da comunidade presentes realizaram diversos questionamentos e apresentaram possíveis ações em busca de solucionar o problema, tornando a formação um espaço de diálogo e comunhão fraterna em favor da vida.

Agenda