quinta-feira

, 28 de março de 2024

Fé e serviço a Deus: Monsenhor Geovane é ordenado bispo

25 de março de 2017 Arquidiocese

Muita fé, alegria e entrega a Deus marcaram a ordenação episcopal de monsenhor Geovane Luís da Silva, nomeado pelo Papa Francisco bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, na manhã deste sábado, 25. Centenas fiéis, padres e bispos estiveram reunidos na basílica de São José, em Barbacena, para acompanhar a celebração, que teve como ordenante principal o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e como consagrantes o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o bispo de Leopoldina, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

“A ordenação de dom Geovane é um dos pontos mais luminosos do Ano da Vocação Sacerdotal vivido pela Igreja particular de Mariana”, disse dom Geraldo. O arcebispo, recordando da liturgia do dia, ressaltou que o juntamente com Maria, a Virgem da Piedade, monsenhor Geovane disse o seu sim e assume o seu ministério episcopal. “Assim, nosso irmão Geovane assume o ministério episcopal para servir a Igreja no anúncio fiel da mensagem libertadora, transformadora e salvadora do verbo que se fez carne, da palavra que se faz homem e veio viver entre nós”, completa o Dom Geraldo.

Ao final da celebração, dom Geovane agradeceu todos que o acompanham em sua caminhada, especialmente seus pais, familiares, amigos presbíteros e paroquianos.

Para seu irmão, José Roberto, essa data jamais será esquecida. “Eu e meus familiares jamais iremos esquecer este dia. Certamente a alegria de ver nosso irmão sendo ordenado bispo ficará para sempre em nossos corações”, afirma.

Dom Geovane escolheu como lema para o seu episcopado “Sit amoris officium” (Seja serviço de amor). A frase é tirada do comentário de Santo Agostinho ao capítulo 21 do Evangelho de São João e citada por São João Paulo II na Exortação Apostólica pós Sinodal “Pastores dabo vobis”.

 

Agenda