sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Exortação Apostólica Amoris Laetitia é objeto de reflexão em reunião da Província

31 de março de 2017 Arquidiocese

A Exortação Apostólica Pós-Sinodal, do papa Francisco, Amoris Laetitia (A Alegria do amor), sobre o amor na família foi objeto de reflexão da reunião da Província Eclesiástica de Mariana, que contempla a Arquidiocese de Mariana e as Dioceses de Governador Valadares, Caratinga, Itabira/Coronel Fabriciano, realizada nessa quinta-feira, 30, em Governador Valadares – MG.

As reflexões sobre o documento foram apresentadas pelo diácono José Luciano de Governador Valadares. Em sua fala ele ressaltou sobre alguns pontos presentes na Amoris Laetitia e seus desdobramentos na caminhada pastoral. “Nesta Exortação Apostólica temos o uso da palavra de Deus como fonte, a palavra serve como inspiração. Temos, também, o resgate do amor, como linguagem a ser praticada na Igreja”, disse o diácono.

Participaram da conversa o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, o bispo de Governador Valadares, Dom Antônio Carlos Félix, os coordenadores arquidiocesanos de pastoral e representantes da pastoral familiar. “A Amoris Laetitia tem a finalidade de nos ajudar à por em prática, no dia a dia e na pastoral, de uma forma mais misericordiosa, a acolhida aos mais diversos casais, mostrando que há um espaço para eles na Igreja”, afirma Dom Félix.

Partilha

Para partilhar como está sendo a utilização da Amoris Laetitia, em cada diocese da Província, foi realizada uma roda de conversa onde os representantes da pastoral familiar puderam relatar um pouco de suas vivencias pastorais.

O bispo, anfitrião da reunião, avaliou a conversa como bem proveitosa. “A finalidade era essa de provocar o interesse pelo estudo da Amoris Laetitia, uma vez que já faz algum tempo que o documento foi lançado. E também para nós vermos o que já está sendo feito em termo de pastoral familiar, como estamos aplicando Amoris Laetitia  em nossos trabalhos pastorais”, completa Dom Félix.

Romaria das Águas

A Comissão de Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana esteve presente na reunião para apresentar o material de divulgação da 2ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce que será realizada no dia 4 de junho em Caratinga. A caminhada deste ano tem como tema “Bacia do Rio Doce, nossa casa comum” e lema “Povos, terra e águas clamam por justiça!”. Os membros da comissão reforçaram sobre a importância de todos se envolverem e divulgarem a Romaria.

Informes sobre as atividades pastorais das arquidioceses também foram feitos. Ao final da reunião Dom Geraldo reforçou que a província está em comunhão com nota da CNBB sobre a reforma da previdência.  A próxima reunião da Província Eclesiástica de Mariana será em setembro, na cidade de João Monlevade, diocese de Itabira/ Coronel Fabriciano.

Leia também: Nota da CNBB sobre a PEC 287/16 – “Reforma da Previdência”

Agenda