segunda-feira

, 22 de abril de 2024

Fé e oração: fiéis acompanham translado do Senhor dos Passos em Mariana

11 de abril de 2017 Arquidiocese

Em clima de fé e oração, centenas de fiéis acompanharam a missa, o translado do Senhor dos Passos e o Sermão do Pretório na noite desta segunda-feira, 10, em Mariana. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e concelebrada pelo padre Thiago José Gomes e cônego Arnôbio, na igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Em sua homilia, Dom Geraldo citou a atitude de humildade e da generosidade de Maria. “A postura generosa e a grandeza de Maria, com seus gesto tão belo, fez Jesus interpretar como a unção previa aos seus fundamentos”. Ele lembrou, também, que faltam seis dias para a festa da páscoa. “Que nós possamos guardar no coração essas lições que o evangelho de hoje nos transmite. E renovados pela palavra de Deus possamos celebrar, na alegria pascoal, a ressurreição de Cristo”, ressaltou o arcebispo.

Após a celebração, os fiéis saíram em procissão pelas ruas históricas da cidade e caminharam até a igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Sermão do Pretório

No Rosário todos receberam uma benção e acompanham o Sermão do Pretório, momento que relembra a condenação de Jesus, realizado por padre Thiago. Em sua fala, o presbítero refletiu sobre o papel de Pilatos na condenação de Jesus e lembrou que Jesus era um inocente sendo condenado. “O Reino de Jesus é um novo reino. E Ele nos convida a sermos construtores deste reino. Reino da simplicidade, onde a traição não tem espaço”, disse. Padre Thiago também convidou os presentes a pensarem sobre suas vidas e no atual cenário social. “Quantas vezes condenamos o outro e aumentamos o peso da cruz de Jesus?”, ressaltou.

A imagem do Senhor do Passos fica na igreja de Nossa Senhora do Rosário até a missa das 19h desta terça-feira, 11, onde será levada em procissão para a Praça Minas Gerais.

Confira as fotos da Segunda-feira Santa.

Agenda