quarta-feira

, 24 de abril de 2024

Fiéis celebram Pentecostes nas paróquias da Arquidiocese

05 de junho de 2017 Arquidiocese

As paróquias da Arquidiocese celebraram nesse domingo, 4 de junho, a Solenidade de Pentecostes, que marca a vinda do Espírito Santo 50 dias após a Páscoa. Em preparação para está celebração, as comunidades realizaram a novena de Pentecostes pela Unidade dos Cristãos. “Reconciliação: é o amor de Cristo que nos move (2Cor 5, 14-20)” foi o tema escolhido para guiar as reflexões e orações.

Região Centro

Em Lamim, a paróquia do Divino Espírito Santo viveu dias de muita fé e alegria com a novena do seu padroeiro. A festa foi marcada pela tradição dos festejos populares. “Este ano nós tivemos seis bandas de congado e duas de música, que foram animando e embelezando as atividadesa”, conta pároco, padre Adelson Clemente.

Com uma intensa participação das comunidades, barraquinhas e o sorteio do imperador também fizeram parte da programação. “Todos os anos nós temos o sorteio do imperador. As pessoas que tem interesse dão os nomes e ao final da festa nós fazemos o sorteio. O imperador eleito e sua esposa, junto com o conselho paroquial são os responsáveis por organizar a festa do ano seguinte”, explica padre Adelson.

Região Norte

A paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, realizou do dia 26 de maio ao dia 3 de junho, a novena do Espírito Santo na igreja da Confraria de Nossa Senhora dos Anjos. No sábado, 3 de junho, aconteceu a Procissão Luminosa da bandeira do Divino Espírito Santo e o Encontro de Congados, tradicional na cidade. No dia de Pentecostes, houve a procissão do Divino Espírito Santo com o cortejo do imperador, dos festeiros e da Confraria do Divino Espírito Santo e, em seguida, a solene missa festiva com a benção dos pães e medalhas e a coroação do imperador.

Região Oeste

Em Ouro Branco, a paróquia Divino Espírito Santo realizou o tríduo preparatório com missa e vigília eucarística. Na manhã do dia 3, por volta das cinco horas da manhã, um grupo de paroquianos peregrinou até a Casa de Oração, local que foi o marco inicial da devoção ao Espírito Santo na cidade. Em procissão, conduziram a réplica da imagem original do Divino Espírito Santo para a Casa e, em seguida, foi celebrada a missa. No domingo, às 18h30, houve a procissão saindo do Cemitério Público em direção a igreja matriz para a missa solene de Pentecostes.

Segundo o pároco, padre Valter Monteiro da Paixão, com o objetivo de abordar o tema da Unidade dos Cristãos, proposto pela Novena arquidiocesana de Pentecostes, a paróquia trabalhou a integração entre as pastorais na intenção de promover, primeiramente, a unidade interna. Houve também a utilização dos temas do PAE (2016-2020).

Região Leste

A comunidade Divino Espírito Santo, no bairro São José, em Viçosa, pertencente a paróquia São João Batista, celebrou a novena do dia 25 de maio até o dia 2 de junho. Em todos os dias houve a presença de algumas das 12 comunidades da paróquia. A festa foi celebrada no dia 3 de junho, com a procissão às 18h saindo da capela Divino Espírito Santo, percorrendo as ruas do bairro e retornando a capela para a missa festiva presidida pelo padre Luiz Carlos e com a presença do diácono Leandro Marcos.

Neste domingo, na missa das 19h na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, também em Viçosa, o padre Geraldo Trindade relembrou aos fiéis que a Festa de Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão. Na celebração houve a entrada de sete velas, representando os sete dons do Espírito Santo e o momento de apagar o Círio Pascal, encerrando o Tempo Pascal e iniciando o Tempo Comum na Igreja.

Região Sul

Na paróquia de Santa Bárbara, em Santa Bárbara do Tugúrio, a solenidade de Pentecostes foi marcada pela Crisma de 68 jovens da comunidade. A celebração foi presidida pelo vigário episcopal da região, cônego Tarciso Moreira.

Fotos: Cesar do Carmo e Pascom

Agenda