Paróquias de Mariana se reúnem para solenidade de Corpus Christi

16/06/2017 às 15h42

As comunidades das paróquias Nossa Senhora da Assunção, Sagrado Coração de Jesus e futura paróquia Nossa Senhora Aparecida se reuniram nessa quinta-feira (15) para missa da Solenidade de Corpus Christi, celebrada pelo arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha na Praça dos Ferroviários, em Mariana.

Durante a homilia, Dom Geraldo destacou que a solenidade estava emoldurada pelo Ano Mariano, meditando assim sobre os vínculos misteriosos entre Maria e a Eucaristia "Seguindo os passos de Maria, vamos percebendo sua relação com a Eucaristia. Já na anunciação se encontra uma analogia profunda entre o 'sim' pronunciado por Maria e o 'amém' que o fiel diz ao receber o Corpo de Senhor, na sagrada comunhão. A atitude que une o fiel a Maria é a fé, pela qual Maria acreditou no mistério da encarnação, antecipando a fé eucarística da Igreja", explica.

Citando as palavras de São João Paulo II na Ecclesia de Eucaristia - Sobre a Eucaristia na sua relação com a Igreja (17 de abril de 2003), o arcebispo repetiu “Se a Eucaristia é um mistério de fé que excede tanto a nossa inteligência que nos obriga ao mais puro abandono à palavra de Deus, ninguém melhor do que Maria pode servir-nos de apoio e guia nesta atitude de entrega. Todas as vezes que repetimos o gesto de Cristo na Última Ceia, dando cumprimento ao seu mandato, (Fazei isto em memória de Mim), ao mesmo tempo acolhemos o convite que Maria nos faz para obedecermos a seu Filho sem hesitação: «Fazei o que ele vos disser» (Jo 2, 5)".

Após a celebração, ocorreu a procissão com o Santíssimo até as ruas do centro histórico, com duas paradas para a Benção do Santíssimo. Na Praça da Sé, Dom Geraldo convidou a todos para rezar pelo Brasil, conforme o pedido feito pelo Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a realização da Jornada de Oração pelo Brasil "Neste dia de oração por nossa pátria, em silêncio, imploremos ao senhor que conceda paz ao mundo, que abençoe o Brasil nessa hora tão difícil, que olhe para nossa cidade e que guarde sob sua proteção as nossas famílias", disse antes de dar a última benção com o Santíssimo.

                                                        


Voltar

Confira também: