terça-feira

, 16 de abril de 2024

Fé e alegria marcam instalação da paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Mariana

26 de junho de 2017 Arquidiocese

Em clima de fé e alegria, milhares de fiéis e devotos caminharam pelas ruas de Mariana, nesse domingo (25), levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida para a nova paróquia da Arquidiocese. A instalação da paróquia, no bairro Cabanas, foi realizada em sintonia com o encerramento da peregrinação da padroeira do Brasil.

A celebração eucarística de dedicação da matriz foi presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e contou com a participação do clero diocesano. Está é a primeira paróquia da Arquidiocese dedicada à Nossa Senhora Aparecida. “Este é um evento tão importante que não pode ser nunca mais esquecido. Por isso, todos os anos no dia 25 de junho a missa deverá celebrar o aniversário de dedicação desta igreja”, disse o Dom Geraldo.

Para a ministra da eucaristia, Maria das Graças Alves, a paróquia é a realização de um sonho para a comunidade. “Eu moro neste bairro há 25 anos. No começo as nossas missas eram na rua. Quando a prefeitura liberou o salão comunitário nós começamos a usar ele. Nessa caminhada nós sempre fizemos eventos para arrecadar dinheiro. Com a força de padre Paulinho nós conseguimos comprar o terreno e construir a igreja. Tudo foi com muito esforço e muito trabalho. Com a chegada de cônego Nedson nós fizemos a reforma na igreja e mais uma vez tivemos muito trabalho e muita dedicação. E ontem foi criada a paróquia de Nossa Senhora Aparecida. Foi um dia de muita emoção e alegria para todos nós. Hoje nós temos um sonho realizado, que aumenta e renova a nossa fé”, ressalta Maria das Graças.

O sonho da construção da igreja de Nossa Senhora Aparecida no bairro Cabanas começou em 1997 e em 2002 a igreja foi inaugurada. Na época a comunidade pertencia à paróquia de Nossa Senhora da Assunção e tinha como pároco, padre Paulo Barbosa. “Quando se pensou em uma igreja grande se sonhava que ali, um dia, pudesse ser a sede de uma paróquia. No primeiro momento, muitos não acreditavam. Mas hoje chegou a paróquia, então, para mim é uma grande alegria, esperança e comprometimento de fé. A paróquia de Nossa Senhora Aparecida representa uma caminhada espiritual, de devoção e amor a Maria. Importante ressaltar a unidade entre o passado e o presente, desde os primeiros tempos da criação da arquidiocese de Mariana em honra de Nossa Senhora. Sinto-me como um agraciado por esta grande celebração da instalação da nova paróquia. Agradecimentos a Dom Luciano, Dom Geraldo e a todos os que trabalharam nesta obra benemérita. Que as comunidades paroquiais se unam na vivência do projeto de evangelização sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida”, conta padre Paulo.

Durante a celebração, a comunidade acolheu o novo pároco, padre Anderson Eduardo, que no final da missa agradeceu a todos que participaram do processo de construção e instalação da paróquia. “A construção da casa física, mas, também, da casa espiritual que agora acolhe a Mãe, a Padroeira, a Rainha do Brasil, Senhora Aparecida. É nesse desejo de nos tornamos zelosos nesta casa comum, que é nossa, que eu gostaria de agradecer a todos, que de alguma maneira, participaram da construção desta paróquia de Nossa Senhora Aparecida. Aqueles, que lá nos primórdios, adquiriam os lote, aqueles que iniciaram a construção deste templo, aqueles que deram continuidade, a todos nós que estamos hoje celebrando na nossa casa de Nossa Senhora Aparecida, a todos os padres, especialmente ao padre Paulinho, o cônego Nedson e a Dom Geraldo”, disse.

Agenda