sexta-feira

, 29 de março de 2024

60 padres participam de Retiro no Seminário São José

07 de julho de 2017 Arquidiocese

Cerca de sessenta padres da Arquidiocese participaram nessa semana do Retiro do Clero, iniciado na segunda-feira (3) e finalizado hoje (7) de manhã, com a missa presidida pelo arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha e concelebrada por Dom Jaime Spendler, arcebispo de Porto Alegre, que foi o pregador do retiro.

Vivendo momentos de reflexão, oração, descanso e convivência fraterna os padres passaram os cinco dias no Seminário São José, em Mariana, onde ouviram as pregações. “Dom Jaime, com simplicidade e profundidade, nos ajudou a refletir e rezar sobre a nossa missão de cada dia, chamando a atenção para a importância do discernimento e da identidade presbiteral, nos mostrou que ele se dá de quatro modos: no encontro consigo mesmo; na renúncia da própria vontade; na busca a que nos sentimos chamados e no diálogo com os irmãos. Quanto a identidade presbiteral, ele mostrou que a nossa identidade é Jesus Cristo, o Bom Pastor, o seu estilo de vida”, explica o representante dos presbíteros da arquidiocese, padre Edmar José da Silva.

Durante o retiro, Dom Jaime também destacou a missão dos padres como ministros e guardiões da Palavra e da Eucaristia e fez uma pregação a respeito de Maria, mãe de Deus. “Com uma linguagem simples e profunda, Dom Jaime nos ajudou a fazer uma profunda revisão de vida, buscando sempre o discernimento no exercício do ministério presbiteral. As histórias que contou durante o retiro também nos ajudaram a refletir sobre temas muito importantes para a nossa caminhada sacerdotal. Que Deus abençoe Dom Jaime Spengler pela partilha fraterna da Palavra e pelo seu testemunho de fé”, finaliza padre Edmar.

Agenda