quinta-feira

, 28 de março de 2024

II Colóquio Filosofia Brasileira acontece em outubro

11 de julho de 2017 Arquidiocese

A Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) realiza nos dias 18 a 20 de outubro o Colóquio Filosofia Brasileira Século XIX,  no auditório do Hotel Providência, em Mariana. Nesse ano o evento será dedicado ao desdobramento do período colonial: o século XIX tanto com as lutas por independência quanto pela liberdade dos negros e a análise do lugar da mulher na sociedade.

O Colóquio Filosofia Brasileira Século XIX dá continuidade ao Colloquium Scholastica Brasilis, realizado em outubro de 2016, que debateu o sentido da filosofia colonial a partir dos manuscritos filosóficos ainda inéditos do Brasil Colonial.

Para o Dr. Lúcio Álvaro Marques (FDLM), um dos organizadores, os dois eventos “situam-se na esteira da pesquisa em torno da Filosofia Brasileira e a constituição do lugar do ensino da filosofia na história brasileira. Ambos interrogam a legitimidade e o alcance do trabalho filosófico no âmbito nacional e serão sucedidos por outros eventos dedicados aos séculos XX-XXI e demais temas específicos da Filosofia Brasileira”.

O evento contará com a presença de grandes nomes da filosofia brasileira: José Maurício de Carvalho (UNIPTAN), Márcio Cenci (CEF), Fernando D’Oca (IFSRG), Wander Costa (FDLM), Alfredo Culleton (UNISINOS), Roberto Pich (PUCRS), Marcelo Rangel (UFOP), João Pereira (FDLM), Lúcio Marques (FDLM), Paulo Margutti (FAJE), Antônio Joaquim Severino (UNINOVE), Mila Lopes (IESMA), Elke Pena (IFMG) e Maurício REIS (FDLM).

 

Agenda