Região Sul promove formação para Auscultuação

11/07/2017 às 16h06

No último sábado (8), a Região Pastoral Mariana Sul realizou uma formação para Auscultuação Prévia ao processo de Declaração de Nulidade Matrimonial, em Barbacena, com a participação de padres, diáconos permanentes, leigos e leigas de todas as foranias da Região.

Segundo o Vigário Judicial, Monsenhor Roberto Natali Starlino, o encontro foi mais um passo importante após o tema ter sido apresentado no Encontro Anual de Presbíteros e Diáconos, na reforma dos processos canônicos promovida pelo Papa Francisco. "Vi com grande esperança tal evento, constatando a boa acolhida do grupo e o espírito de fé cristã que ali se respirava. Era evidente o interesse evangélico de contribuir para a construção de famílias sólidas, a partir de matrimônios verdadeiros. Prova disso a presença da Pastoral Familiar, muito bem representada. A discussão, colocada sob a luz da Palavra de Deus (Jo. 4, 1-42), foi muito proveitosa", afirma o Monsenhor.

Ele, ainda, relata as expectativas que o encontro deixou "Pessoalmente, ficaram-me as seguintes expectativas: Primeira, que nos coloquemos todos, diariamente, na escola de Jesus Cristo para aprender com Ele a arte da ESCUTA das pessoas feridas em seus relacionamentos conjugais. Segunda expectativa, que nos disponhamos a uma permanente formação das CONSCIÊNCIAS no sentido de possibilitar um DISCERNIMENTO adequado das várias situações. Para isso, é importante que a equipe regional e as equipes das foranias encontrem um ritmo de reuniões em que possam estudar, mais detidamente, a natureza do sacramento do matrimônio na nossa Igreja. Um documento que deve ser muito bem estudado é seguramente a Exortação Apostólica Pós Sinodal chamada Amoris Laetitia (A alegria do Amor). Terceira e última expectativa, que seja um trabalho realmente pastoral, feito com ardor e gratuidade. Uma vez que é feito previamente ao processo canônico, não me parece que deva estar sob coordenação do Tribunal Eclesiástico. O Tribunal pode oferecer, é claro, elementos para a formação na doutrina canônica sobre o matrimônio", explica Monsenhor Roberto.

O próximo encontro com as equipes irá acontecer dia 23 de Setembro, no Salão Paroquial de São Sebastião, em Barbacena.

 

Colaborou: Monsenhor Roberto Natali | Foto: Leonardo Moura


Voltar

Confira também: