Abertas as inscrições para o exame de Universa Theologia

17/07/2017 às 15h40

Estão abertas as inscrições para o exame de Universa Theologia, que será realizado nos dias 29 e 30 de novembro. O exame concede o grau acadêmico de Bacharel em Teologia aos seminaristas do 4º ano de Teologia do Instituto Teológico São José (ITSJ). Para se inscrever o candidato deverá observar o disposto no Edital nº01/2017, preencher a ficha de inscrição e entregar na Secretaria do Seminário, além de efetuar o pagamento da taxa de participação no valor de R$752,50.

O Universa Theologia faz parte do Regimento Interno do Instituto de Teologia e prevê que por ele o candidato mostre ter adquirido uma visão orgânica e sintética da teologia católica. As disciplinas que integram o exame, são: Teologia Fundamental (3 teses), Trindade (2 teses), Cristologia (3 teses), Eclesiologia (2 teses), Antropologia Teológica (2 teses), Mariologia (1 tese), Sacramentos (3 teses), Teologia Moral (3 teses) e Escatologia (1 tese). Para a formulação dos temas, todas estas disciplinas ou grandes áreas da teologia levam em consideração os conteúdos bíblicos necessários.

Também podem realizar o exame presbíteros e diáconos que concluíram o Curso de Teologia no Instituto Teológico São José (ITSJ), que tenham concluído com aprovação o Curso de Filosofia – conforme disposto pela Conferência Episcopal ou outra autoridade eclesiástica competente, com aprovação da Santa Sé; e terem sido aprovados, nos termos estabelecidos, em todos os exames do currículo teológico quadrienal.

O Universa Theologia faz parte do convênio de afiliação do Seminário Arquidiocesano São José com o Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus no Brasil (CES- SJ). A primeira aplicação aconteceu em agosto de 2014. Para mais informações entre em contato com a secretaria do Seminário São José nos telefones (31)35571140 ou 35571170 ou pelo e-mail teologiassj@gmail.com.

 

Baixe o edital aqui

 

Foto: Panoramio/sgtrangel


Voltar

Confira também: