quinta-feira

, 18 de abril de 2024

Coordenação arquidiocesana prepara próxima reunião do CAP

03 de agosto de 2017 Arquidiocese

A coordenação arquidiocesana de pastoral esteve reunida nessa quarta-feira (2), no Centro de Pastoral, em Mariana, para preparar a próxima reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), agendada para o dia 23 de agosto.

Algumas questões debatidas na última reunião foram retomadas para auxiliar na elaboração da pauta. “Nós vimos o que foi encaminhado em relação ao Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE), ao congresso da catequese, sobre a romaria dos trabalhadores e falamos, também, dos ministérios. Todos esses assuntos foram objetos de nossa reflexão”, ressalta o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins.

Ano do Laicato

Um dos temas que será abordado na próxima reunião do CAP é o “Ano Nacional do Laicato”. Com a abertura prevista para o dia 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, o ano terá como tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

O Ano do Laicato pretende dinamizar o estudo e a prática do documento 105 da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade”.

Dimensão Missionária

A Dimensão Missionária será outro ponto da pauta. Padre Geraldo explica que o conselho vai fazer uma leitura de como a dimensão está sendo trabalhada na arquidiocese. “Nós entendemos que esta dimensão deve estar fortalecida, pois ela é fundamental no processo de implementação do PAE”, acrescenta.

Agenda