Arquidiocese vai celebrar Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom Geraldo

07/08/2017 às 09h18

O arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, vai celebrar no dia 15 de agosto seus 50 anos de ordenação sacerdotal. Para marcar a data será realizada uma missa solene na igreja de São Pedro dos Clérigos, em Mariana, às 19h.

Natural de Fundão (ES), Dom Geraldo realizou seus estudos iniciais no Grupo Escolar Ernesto Nascimento de sua cidade. Cursou o ensino médio no Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória e no Seminário Nossa Senhora da Penha, em Vitória (ES). Estudou Filosofia no Seminário Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte (MG) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Fez mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma. Especializou-se em Liturgia, pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo, também em Roma. Ordenou-se padre no dia 15 de agosto de 1967, em Fundão. Enquanto padre da Arquidiocese de Vitória foi reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, professor da Ufes e pároco nas paróquias de Itacibá, Praia do Suá e da Vila Rubim. 

Recebeu a ordenação episcopal no dia 31 de maio de 1984, em Vitória (ES), das mãos de Dom Silvestre Luís Scandián, Dom Arnaldo Ribeiro e Dom Florentino Zabalza Iturri.

Dom Geraldo foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Mariana, pelo Papa Bento XVI, no dia 11 de abril de 2007 e tomou posse na Arquidiocese no dia 23 de junho de 2007.

Ano da Vocação Sacerdotal

No Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese, em março de 2016, Dom Geraldo apresentou ao clero a proposta da realização do Ano da Vocação Sacerdotal para a Igreja Particular de Mariana. A iniciativa tinha como objetivo celebrar o seu Jubileu de Ouro Sacerdotal e rezar pelas vocações.

No dia 15 de agosto de 2016 o Ano da Vocação Sacerdotal foi iniciado na arquidiocese de Mariana. Guiados pelo tema “Permanecei no meu amor”, inúmeras atividades e celebrações foram realizadas neste tempo, que também será encerrado no dia 15 de agosto.


Voltar

Confira também: