This page was exported from Arquidiocese de Mariana
[
http://www.arqmariana.com.br
]
Export date: Wed Jun 1 6:39:46 2016 / +0000 GMT
As comissões formadas pelos atingidos de Bento Rodrigues, Paracatu de baixo, Ponte do Gama, Pedras e Barreto foram protagonistas das discussões na Assembleia realizada no sábado, 28 de novembro, no Centro de Referência à Criança e ao Adolescente (CRIA), em Mariana.
Com o objetivo de legitimar a representação dos moradores das áreas atingidas pela barragem de Fundão, a conversa foi iniciada com a palavras de apoio do padre Geraldo Barbosa na qual a presença de Deus junto aos atingidos foi ressaltada como forma de reavivar a esperança de reconstrução das vidas das vítimas.
O presidente da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil, Mário Werneck, também participou do encontro e se prontificou a acompanhar o caso do desastre ambiental e social causado pela empresa Samarco. “É um absurdo que o caso ainda não tenha punições, a coisa está se arrastando demais”, reitera Werneck. Ainda, o promotor de justiça Guilherme Meneguim esclareceu algumas questões referentes aos direitos dos moradores atingidos e como eles serão assegurados pelo Ministério Público. Um dos direitos citados pelo promotor foi a obrigação da empresa em devolver tudo o que foi tirado da população. Esse ressarcimento será feito com base nos relatos dos atingidos de forma que, se a empresa alegar que o morador está mentido em relação aos bens que possuía a palavra do morador prevalecerá até que a empresa prove ao contrário.
Critérios sobre a composição da comissão, como número de pessoas e a aprovação da população dos representantes, foram votadas e questionadas pelas atingidos.
Post date: 2015-11-30 08:24:23
Post date GMT: 2015-11-30 11:24:23
Post modified date: 2015-12-01 11:05:20
Post modified date GMT: 2015-12-01 14:05:20
Powered by [ Universal Post Manager ] plugin. MS Word saving format developed by gVectors Team www.gVectors.com