This page was exported from Arquidiocese de Mariana [ http://www.arqmariana.com.br ]
Export date: Wed Jun 1 9:06:52 2016 / +0000 GMT

PJ elege sua nova equipe central




A Pastoral da Juventude (PJ) da Arquidiocese de Mariana elegeu sua nova equipe de coordenação central nesse domingo, 24 de abril. Dois assessores leigos, um secretário, uma articuladora e dois representantes por região fazem parte do grupo. A eleição aconteceu durante a 11ª Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude (Ônzema), em Carandaí, Região Pastoral Mariana Sul. A Assembleia, que começou na quinta-feira 21 de abril, contou com cerca de 65 delegados, vindos das cinco regiões pastorais.

A representante da Região Sul, Edwiges Costa, conta que é gratificante receber a juventude da PJ.  “Trabalhamos bastante, mas todo o trabalho é recompensado, principalmente na cidade de Carandaí e para a Região Sul. Pois é uma forma da nossa comunidade, principalmente os jovens, conhecerem mais da Pastoral da Juventude”, afirma.

PJ Mariana: rumo aos 30 anos

Em 2018 a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Mariana completa seus 30 anos. Para celebrar essa data foi decidido, durante a assembleia, trabalhar os 30 anos da PJ tendo como base a formação, acompanhamento/ assessoria, integração (comunicação) e resgate histórico.

A ideia é realizar um acompanhamento aos grupos de base feito pelas equipes regionais, promover a aproximação das bases e comunidades. Iremos confeccionar um subsídios resgatando a história da PJ na arquidiocese para fortalecer a identidade dos grupos. Esse plano foi em titulado: PJ Mariana rumo aos 30 anos!”, explica Fábio Silva, assessor eleito.

O projeto de formação para assessores e lideranças de grupos de base, a rearticulação da Equipe Teias Marianas (Equipe de comunicação) e a rearticulação do Projeto Memória da PJ também serão ações da equipe para os próximos anos.

Identidade e missão

Essa Assembleia teve como motivação a temática “PJ: Identidade e missão”. A identidade da PJ foi um dos pontos trabalhados no DSC_0312 primeiro dia. Com assessoria de Vinícius Borges, os delegados poderão refletir sobre o tema.

“Viver a identidade da PJ faz parte da experiência. Nós temos que experimentar. Não basta a gente só falar de PJ sem viver. Nós só conhecemos a identidade quando vivenciamos ela no grupo de jovens. É ali que nós percebemos os elementos que constituem essa identidade. E nós também temos que estudar, pois cada documento, cada texto, nos ajuda a entender essa identidade”, disse Vinícius.

Segundo o assessor da PJ, padre Wander Torres, é muito importante refletir sobre o que é a pastoral durante a assembleia. “Para respondermos o que é a Pastoral da Juventude nada melhor do que falarmos daquilo que nos identifica e como nós nos identificamos e depois, também, qual é a nossa a missão. Em nossa vida a referência é sempre Jesus Cristo. E a PJ quer seguir, quer comprometer com Jesus. Mas na nossa forma de viver, no nosso jeito de anunciar o evangelho, nós temos algumas características muito próprias. E isso é muito importante, pois se nós não sabemos quem somos, como nós vamos ajudar alguém ser aquilo que ele deve ser enquanto? Então, pensar e conversar sobre a identidade da Pastoral da Juventude está exatamente em uma forma de ajudar os outros a intenderem o que são. Assim como Jesus veio para anunciar o reino de Deus, a PJ tem como missão fundamental continuar o anúncio, sobretudo para aqueles que ninguém quer. Aqueles que estão em situações desafiantes”, explica.

Revitalização da PJ

Aprovado na X Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude, ocorrida entre os dias 22 e 24 de agosto de 2014, em Passagem de Mariana, o Projeto de Revitalização da PJ Mariana foi inspirado no Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) e no Projeto de Revitalização da PJ Latino-americana e foi realizados em 4 momentos, com objetivo dinamizar a ação pastoral levando à revitalização da PJ. Este Projeto teve como DSC_0260 tema “Ousadia, Missão e Alegria” e lema “Sandálias na terra e no asfalto”.

A 11ª Assembleia é a última etapa desse processo. Padre Wander avalia essa caminha como uma das coisas mais acertadas da última assembleia.

Antes de pensarmos um novo plano de pastoral, essa ideia de revitalizar a Pastoral da Juventude, a partir da escuta foi fundamental. Nesses últimos anos a gente escutava com muita facilidade que a PJ não estava fazendo nada. Eu disse na celebração de abertura que nós não estamos fazendo nada que fizesse barulho, pois nesses últimos quase dois anos nós fizemos exatamente aquilo que o silêncio pede, a escuta. Então o nosso silêncio não é fruto de não fazer, o nosso silêncio é porque o que fazemos, fizemos exatamente na perspectiva da escuta. Para escutar precisamos fazer um grande movimento de silêncio. O que nós fizemos nesse tempo foi ouvir a juventude, as pessoas e a partir disso fizemos um caminho de revitalização de vida, vida para a Pastoral da Juventude”, ressalta.

A 11ª Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude terminou nesse domingo, 24 de abril. Além das reflexões, celebrações, filmes, fala garoto, caminhada fizeram parte da programação, que foi construída sobre a metodologia do ver, julgar, agir e celebrar.

Confira algumas fotos da Assembleia.

 

 


Post date: 2016-04-25 14:41:46
Post date GMT: 2016-04-25 17:41:46
Post modified date: 2016-04-26 10:27:50
Post modified date GMT: 2016-04-26 13:27:50

Powered by [ Universal Post Manager ] plugin. MS Word saving format developed by gVectors Team www.gVectors.com