sexta-feira

, 13 de março de 2026

Peças do órgão da Catedral da Sé retornam da Espanha após restauro

08 de setembro de 2025 Arquidiocese

Por volta das 10h30 desta segunda-feira, 8 de setembro, a Catedral da Sé, em Mariana (MG), recebeu as peças do órgão Arp Schnitger após serem restauradas na Espanha. A chegada dos someiros foi acompanhada por autoridades civis e da comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.

Em março, a Arquidiocese de Mariana realizou a cerimônia de assinatura do Protocolo de Envio das peças do raro instrumento alemão, datado do século XVIII, doado por Dom João V à então Diocese de Mariana em 1748.

Segundo a responsável técnica pelo projeto de restauração, Deise Lustosa, durante o processo de restauro descobriu-se que o estado da madeira estava pior do que o pensado.

As peças estavam deterioradas por ataque de cupins, o que surpreendeu a equipe de restauro, já que a madeira de carvalho geralmente não é acometida por esses ataques.

“Quando foram desmontadas na Espanha, verificaram que a condição era muito pior, a gente tinha uma vasta condição de perda e de ataque de peças muito, muito antigas. Elas foram substituídas por peças novas, também em carvalho-seco”, relata.

O estado de preservação das partes do instrumento musical foi identificado em um diagnóstico feito há quatro anos. Deise afirma que ainda há mais uma fase até a conclusão e esta foi a que teve mais dificuldades.

Padre Geraldo Dias Buziani, Reitor da Catedral, manifestou a alegria em receber as peças intactas após viajarem mais de 8 mil quilômetros e permanecerem cerca de 4 meses no exterior. Na oportunidade, o presbítero disse que o próximo passo é a chegada do organeiro Fréderic Desmottes para a montagem e afinação.

“É um momento de muita alegria, temos agora a possibilidade continuar o processo de montagem do órgão para ele voltar as suas funções litúrgicas e culturais com os concertos”, expressou o sacerdote.

Os trabalhos de restauro estão sendo realizados com recursos do Fundo Municipal de Patrimônio e Cultura de Mariana, deliberado pelo Conselho do Patrimônio Cultural (COMPAT) em uma parceria da Arquidiocese de Mariana com a Prefeitura Municipal de Mariana.

Saiba mais:

Arquidiocese de Mariana realiza assinatura do Protocolo de Envio para restauração de peças do órgão da Catedral da Sé
Someiros do Órgão Arp Schinitger, da Catedral de Mariana, serão restaurados na Espanha
Peças do órgão Arp Schnitger já estão sendo restauradas na Espanha

Texto e fotos: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana

Agenda