quinta-feira

, 28 de março de 2024

Carta Compromisso do II Seminário Arquidiocesano do Laicato

12 de março de 2018 Arquidiocese

Nós cristãos leigos e leigas, sujeitos eclesiais na “Igreja em Saída”, a serviço do Reino, reunidos em Carandaí,Região Pastoral Mariana Sul, entre dias 09 a 11 de Março de 2018, por ocasião do II Seminário Arquidiocesano do Laicato, iluminados e impulsionados pelo convite de Jesus Cristo em Mt.5 ,13-14 para sermos “ Sal da Terra e Luz do Mundo”.

Como Igreja, povo de Deus, desejamos neste ano do Laicato celebrar nossa presença nas comunidades, aprofundando nossa santidade, vocação, espiritualidade e missão no testemunho de Cristo e no anuncio de seu Reino, na Igreja e na Sociedade,

No espírito do serviço, refletindo sobre os areópagos modernos, desejamos:

  • Reestruturar e ativar a Pastoral da Comunicação,dinamizando de modo a se apropriar das diversas tecnologias, levando em consideração as especificidades de cada meio e das Paróquias, articulando a Pascom com a demais pastorais, envolvendo a Juventude.
  • Trabalhar a Pastoral Orgânica sendo uma igreja em saída, promovendo visitação às famílias, criando representantes das paróquias,unindo pastorais e movimentos.
  • Criar espaços para aprofundar discussões sobre temas polêmicos, presentes em nossas comunidades, como questões de gênero e orientação sexual, aborto , sistema político e fé e ciência e outros.
  • Ser cristãos corajosos, perseverantes no diálogo em comunidade, não sendo omissos, atuando nas pastorais sociais, multiplicando a espiritualidade e a cultura da paz.
  • Trabalhar para que a ação pastoral da Igreja incentive a cooperação e que ampare o trabalhador superando opressão e a desvalorização do mesmo, incentivando a dimensão sócio política nas paróquias.
  • Ter um olhar, mais atento e cuidadoso para com a casa comum, nossa mãe Terra praticando os 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar).Cobrar e incentivar a implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico, participando efetivamente junto aos órgãos ambientais para a promoção da defesa da vida.
  • Promover a articulação entre os movimentos e pastorais juvenis,respeitando a escolha de cada um, e com coragem assumir a missão e o compromisso de leigo protagonista com o diálogo, humildade e ousadia.
  • Como trabalhadores da vinha do Senhor, reafirmamos nosso desejo de viver a plena comunhão com a Igreja em nossa vida e nossa missão.

Que a visita do estandarte da Sagrada Família de Nazaré em nossas comunidades possa nos inspirar a viver com alegria como trabalhadores da vinha do Senhor ( Mt.20,1-16). Contando com as bênçãos de Deus, e a intercessão da Virgem Maria, no espírito do serviço, com verdadeiro ardor missionário, voltamos para nossas comunidades com desejo de fazer ecoar, nossa voz.

 

Carandaí, 11 de Março de 2018

Agenda