sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Novena de Pentecostes já está disponível na Editora Dom Viçoso

04 de abril de 2018 Arquidiocese

A edição 2018 da Novena de Pentecostes pela Unidade dos Cristãos já pode ser adquirida pelas paróquias, e demais interessados, na Editora Dom Viçoso. Com o valor de R$3,00 o livro traz como tema “A mão de Deus nos renova, nos une e nos liberta” e tem como proposta guiar as reflexões e orações dos dias 11 a 19 de maio, nas comunidades da Arquidiocese de Mariana.

A temática deste ano veio do livro do Êxodo, no capítulo 15. Padre José Antônio de Oliveira explica o sentido deste tema. “Quando o povo de Israel consegue sair do Egito enfrenta logo em seguida um obstáculo intransponível: o Mar Vermelho. Eles ficam sem saída. Atrás deles vêm as tropas do Faraó, querendo levá-los de volta à escravidão. Pela frente, o mar. Na sua angústia, clamam a Deus. O Senhor intervém e os ajuda a transpor aquele obstáculo. Do outro lado, já aliviados e agradecidos, Moisés, Míriam sua irmã e todo o povo entoam a Deus um cântico de louvor. Neste canto eles lembram que a mão poderosa do Senhor estava com eles, trazendo força, unindo o povo, libertando-o da escravidão. Isso renova a vida e a esperança na caminhada. No Novo Testamento veremos também essa expressão. Quando se refere ao crescimento de João Batista, o precursor do Messias, Lucas afirma que “a mão de Senhor estava com ele” (Lc 1,66). Quando os apóstolos empreendem sua missão, todos têm consciência de que o sucesso do seu trabalho é garantido porque “a mão do Senhor estava com eles” (At 11,21).  O que nos sustenta na fé e na missão é justamente saber que a mão de Deus está com a gente. E isso se torna palpável na ação do Espírito Santo em nossa vida”, explicou.

Segundo padre José Antônio a solenidade de Pentecostes lembra o inverso de Babel. “Lá, todos tinham a mesma língua mas, de repente, já não se entendem, por causa do seu orgulho, prepotência, vaidade. Em Pentecostes, gente de todas as línguas e culturas entende a mensagem dos apóstolos, porque estavam cheios do Espírito e falavam a linguagem do Amor, a linguagem de Jesus. E como o grande sonho de Jesus é “que todos sejam um” (Jo 17,11), a Igreja nos convida a fazer da semana de preparação para Pentecostes um tempo de orações e gestos em prol da unidade entre os cristãos, uma vez que a divisão acaba sendo um escândalo para os não-cristãos. Como acreditar na sua pregação se nem entre eles há unidade, se não se entendem e não se amam de verdade? Não se trata de uniformidade, mas de unidade em torno da mesma fé, do mesmo ideal e da mesma missão de evangelizar e promover a vida”, disse.

O livro da Novena de Pentecostes propõe uma oração de introdução para todos os dias, além de reflexões para cada dia da novena. Os interessados devem encomendar a novena direto na Editora Dom Viçoso, pelo telefone (31)3557-1233.

Whatshapp: 31 98979 5521

E-mail: edv@graficadomvicoso.com.br

Agenda