quinta-feira

, 28 de março de 2024

Regiões estudam o Projeto Arquidiocesano de Evangelização em assembleias

11 de julho de 2016 Arquidiocese

Com o objetivo de estabelecer um processo de construção coletiva do novo Projeto Arquidiocesano de Evangelização, cada região da Arquidiocese de Mariana foi convidada a estudar o Instrumento de Trabalho do novo projeto e fazer suas observações. As contribuições foram postas em assembleias regionais e se tornaram fundamentais. De acordo com o coordenador de pastoral, padre Geraldo Martins, as contribuições que vieram, tanto das regiões como também das coordenações arquidiocesana, serão agora avaliadas pela Comissão de Redação do novo PAE .”A primeira versão do novo PAE será apresentada ao Conselho Arquidiocesano de Pastoral, em sua reunião de agosto, que fará as devidas apreciações. O texto volta à Comissão de Redação que fará a última redação para ser discutida e aprovada na Assembleia Arquidiocesana em novembro”, afirma. Saiba como foi as assembleias dos regionais:

 

Região Norte

No dia 25 de junho a região norte realizou a assembleia no Centro Regional de Pastoral Cônego José Renato Peixoto Vidigal, em Mariana para conversar sobre o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) com assessoria do Padre Marcelo Santiago e do Vigário Episcopal padre José Geraldo Coura (Juca). O encontro teve a participação das quatro foranias da região e recebeu muitas contribuições para o texto do projeto. Segundo o padre Juca, 95% das paróquias contribuíram com os relatórios de mudanças, propostos para as foranias, para o texto do projeto. As sugestões foram votadas, item a item, e em seguida foram expostas as notícias sobre as coordenações pastorais.

 

Região Centro

As paróquias da região centro também se reuniram no dia 04 de junho no Centro de Pastoral Dom Luciano Mendes de Almeida, em Piranga. Mais de 70 pessoas participaram da assembleia no regional.

Durante a conversa foi apresentada a realidade das paróquias, segundo o estudo do Projeto Arquidiocesano de Pastoral. A cartilha do projeto foi estudada por todas as comunidades e a síntese das paróquias apresentada. As prioridades para a Região Centro também foram definidas durante a assembleia.

 

Região Leste

 

Com o objetivo de estudar as propostas enviadas pelas foranias e paróquias da região leste, a assembleia do regional recebeu cerca de 70 pessoas. Houve grande participação das pastorais e dimensões em toda a conversa sobre o Projeto Arquidiocesano de Evangelização. Cada proposta foi ouvida e acrescentada no PAE de forma a representar todos que quiseram contribuir.

 

Região Oeste

 

A região oeste realizou a assembleia no dia 18 de junho das 8h30 às 13h. Com a participação de cerca de 50 pessoas, o encontro teve basntante representatividade das pastorais, paróquias e alguns padres. Na oportunidade foi feita a revisão o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE), além de uma conversa sobre as paróquias da região. O vigário episcopal da região, Cônego Geraldo Leocádio, disse que as contribuições para o projeto foram positivas e que o padre Antônio Silva da Paixão ficou responsável por repassar as questões para o Centro Arquidiocesano de Pastoral.

 

Região Sul

 

Na região sul, a assembleia aconteceu também no dia 25 de junho e contou cm a presença de quase todas as paróquias, totalizando 70 pessoas. Foi avaliado o processo de vivência das foranias no estudo do instrumento de trabalho. Para o vigário episcopal da região, padre Geovane Luís da Silva, a oportunidade foi muito positiva devido a discussão sobre as emendas sugeridas para o Plano Arquidiocesano de Evangelização. “ Estudamos e aprovamos as ementas propostas pelas foranias. Ter o PAE como base para as assembleias consolida o princípio da comunhão para se oficializar como membro da Arquidiocese por meio da participação. Nos reconhecemos como Arquidiocese”, completou.

Agenda