sexta-feira

, 29 de março de 2024

Artigo de Dom Airton José dos Santos
O sexto arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos nasceu na cidade de Bom Repouso, no Sul de Minas Gerais, no dia 25 de junho de 1956, primeiro dos sete filhos do casal José Julião dos Santos e Benedita Vieira da Fonseca. Após o Papa Francisco aceitar a renuncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Mariana, apresentada por Dom Geraldo Lyrio Rocha, tendo completado 75 anos, Dom Airton foi nomeado arcebispo desta Igreja particular no dia 25 de abril de 2018. Sua posse canônica foi realizada no dia 23 de junho de 2018.

A Jornada Mundial da Juventude e os Jovens

16 de abril de 2019 Palavra do Arcebispo

Desde quando, na Praça de São Pedro, em Roma, o Papa São João Paulo II, acolheu um grande encontro de jovens, vindos de todo o mundo, para o Ano Santo da Redenção, no dia 15 de abril de 1984, Domingo de Ramos,e lhes entregou a Cruz, no dia 22 de abril do mesmo ano; desde quando o mesmo Papa São João Paulo II, no Ano Internacional da Juventude,também na Praça de São Pedro, em Roma, no Domingo de Ramos, dia 31 de março de 1985, dedica uma Carta Apostólica a todos os jovens do mundo e, no dia 20 de dezembro do mesmo ano, anuncia a instituição da Jornada Mundial da Juventude, passando pelas celebrações internacionais da Jornada Mundial da Juventude, com a primeira, realizada em 1987, em Buenos Aires, na Argentina, até a mais recente, ocorrida no Panamá entre os dias 22 a 27 de janeiro deste ano de 2019, toda a Igreja, e também todo o mundo, com esperança sempre renovada, contempla, nos jovens de todas as nações, raças e línguas, um futuro promissor para a humanidade.

Esse futuro está presente nas famílias que acolhem,com respeito e responsabilidade, os filhos que Deus lhes dá; está nos grupos de jovens que se reúnem em nossas Paróquias com suas comunidades; está presente nas pastorais, movimentos, associações, organismos e todo o tipo de trabalho voltado para a evangelização da juventude; está presente na vontade e na resistência da juventude que busca superar os limites do preconceito e da violência que tentam desqualificar e desumanizar a multidão de jovens, rapazes e moças, que lutam para construir seu futuro contribuindo, de modo efetivo, com a sociedade para que ela seja fraterna e acolhedora da novidade que os jovens trazem consigo, em sua esperança e em seu dinamismo.

Em nossa Arquidiocese, existem muitas iniciativas para a evangelização da juventude que acontecem através do compromisso assumido por todos nós, particularmente daquele assumido na última Assembleia Arquidiocesana de Pastoral: “Assumir a juventude, uma das periferias apontadas no Projeto Arquidiocesano de Evangelização (pae), como prioridade para o ano de 2019, implementando o Projeto Arquidiocesano de Evangelização da Juventude (paeju), considerando o Sínodo para os jovens (agora com a Exortação Apostólica, fruto do Sínodo: ChistusVivit, aos jovens e a todo o povo de Deus) e o 4°. Congresso Vocacional do Brasil a ser realizado em 2019…” (Relatório Final da 26a. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, pp. 71-72).

Para que isso se concretize, a 26a. Assembleia Arquidiocesana de Pastoral propôs seguir as etapas elencadas nas páginas citadas acima, a saber: Estudar o Projeto Arquidiocesano de Evangelização da Juventude em todas as instâncias, respeitando o protagonismo juvenil, escutando os jovens e considerando sua vocação; Priorizar a juventude afastada, indo ao seu encontro, especialmente os jovens pobres; Dar continuidade à campanha contra a violência e o extermínio de jovens, bem como assumir a campanha de enfrentamento da violência contra a mulher; Incentivar os jovens a assumirem a missão por meio de um Projeto de Juventude Missionária e, por fim, buscar a integração das diferentes expressões juvenis presentes na Arquidiocese.

Além do que está acima, existe uma iniciativa muito importante que todos os jovens de nossa Arquidiocese são convidados a valorizar a cada ano por ocasião do Domingo de Ramos. Esta iniciativa é a Jornada Diocesana da Juventude,iniciada por São João Paulo II em 15 de abril de 1984, Domingo de ramos, em Roma, culminando com a entrega da Cruz missionária aos jovens no dia 22 de abril, Domingo de Páscoa daquele mesmo ano. Portanto, convido todos os jovens a participarem ativamente da Semana Santa e particularmente do Domingo de Ramos, em suas Paróquias, para lembrar aquele grande dia 15 de abril de 1984, marco para a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

A todos os jovens, minha saudação e minha benção com os votos de uma Feliz e Santa Páscoa!

Confira Mais Artigos de Dom Airton José dos Santos