sexta-feira

, 29 de março de 2024

Dom Geraldo realiza visita pastoral em Carandaí

22 de novembro de 2016 Arquidiocese

A Paróquia de Sant’Ana de Carandaí, na Região Pastoral Mariana Sul, recebeu neste final de semana, 19 e 20 de novembro, a Visita Pastoral do arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha. Em sua visita, Dom Geraldo foi acolhido na igreja matriz de Sant’Ana, pela Corporação Musical Santa Cecília, pelo pároco, padre Oscar de Oliveira Germano, os vigários paroquiais, padre José Geraldo Sabino e padre Márcio Vieira Viana, o diácono Carlos Roberto dos Reis e lideranças paroquiais.

Já no interior da Igreja Matriz, ao som do Hino composto especialmente para esta ocasião: “Bendito seja o amor que de teu coração emana. Chamado à vida em Fundão, pra ser Pastor em Mariana”, foi acolhido pela Juventude e demais fiéis. Em sua saudação inicial, Dom Geraldo falou do objetivo de uma Visita Pastoral, destacando que “o Pastor vai ao encontro de suas ovelhas para animar e congregar todo o rebanho da Arquidiocese”. Na noite do sábado, o arcebispo teve um encontro com os membros da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), incentivando os mesmos a continuarem com o trabalho que desenvolvem na Paróquia, levando vida e dignidade aos menos favorecidos.

Na manhã do domingo, foi convocada a Assembleia Extraordinária do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP). Encantando a todos, Dom Geraldo, após a apresentação do relatório contendo as atividades e desafios da paróquia, apontou a necessidade de fortalecer a acolhida em todos os ambientes eclesiais e fora destes, lembrando que pelo batismo todos são missionários e devem procurar sempre aquele ou aquela pessoa que se encontra afastada da vida da Igreja. Incentivou para que se continue o trabalho de descentralização paroquial, procurando sempre fortalecer as comunidades e os setores. Ainda cumprimentou os cristãos leigos e leigas pela comemoração de seu dia, motivando-os a estudarem o Documento 105 da CNBB (Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade) e saudou a Pastoral Afro-Brasileira pelo Dia Nacional da Consciência Negra, desejando que a mesma se fortaleça cada vez mais em nossa Arquidiocese.

Dom Geraldo se reuniu, também, com o Conselho de Assuntos Econômicos da Paróquia (CAEP) e representantes da Pastoral do Dízimo. Muitos Coordenadores presentes nestes momentos disseram terem se encantado com a simplicidade, bom humor e sabedoria de Dom Geraldo.

Encerrando a Visita Pastoral, Dom Geraldo presidiu a missa às 17hs, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, com a igreja matriz repleta de fiéis e sendo aclamado pelos adolescentes e jovens entusiasmados pelo cuidado e carinho do Arcebispo com a Juventude. Destaque para o momento de ação de graças, onde o Arcebispo foi homenageado pelo Ano da Vocação Sacerdotal na Arquidiocese, comemorando seus cinquenta anos de Ordenação Sacerdotal. Dom Geraldo foi agraciado com um quadro contendo o Hino composto pelo Diácono Carlos Roberto dos Reis em sua homenagem, especialmente por ocasião de sua Visita Pastoral.

Ficou para a Paróquia as palavras do Evangelista João: “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.”

Por Leci Nascimento e Renato Lima

Agenda