quinta-feira

, 25 de abril de 2024

Região Norte acolheu reunião arquidiocesana da CEBs

20 de fevereiro de 2017 Arquidiocese

A Região Pastoral Mariana Norte acolheu a reunião da equipe de coordenação arquidiocesana das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) no sábado, 18 de fevereiro, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana. Com a presentante dos representantes de todas as regiões, os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador arquidiocesano, José Geraldo Moreira, de Conselheiro Lafaiete.

Entre os pontos da pauta destacaram-se a participação dos delegados da Arquidiocese de Mariana no Encontro do Regional Leste II, a ser realizado em Volta Redonda, Rio de Janeiro, em preparação para o 14º Encontro Intereclesial das CEBs, agendado para janeiro de 2018, a participação na equipe arquidiocesana de elaboração dos Roteiros de Reflexão, o planejamento orçamentário anual e o Encontro Arquidiocesano.

Padre José Afonso Lemos, assessor arquidiocesano das CEBs, colaborou com importantes reflexões sobre os trabalhos na comunidade, enfatizando a necessidade de perseverança diante dos muitos desafios que os leigos, de forma geral, enfrentam e continuarão enfrentando para atuarem nas comunidades, situação que, segundo ele, vem se agravando nos últimos tempos.

Ele, também, insistiu na necessidade de estudo da cartilha das Comunidades Eclesiais como critério para os delegados do Encontro Arquidiocesano, do Projeto Arquidiocesano de Evangelização e do Documento 105 da CNBB, que trata dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade.

A próxima reunião das CEBs será no dia 14 de abril na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Conselheiro Lafaiete, Região Oeste.

Agenda