sexta-feira

, 29 de março de 2024

Imagem Peregrina: Uma visita que ficará

05 de agosto de 2016 Arquidiocese

A Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em Amparo do Serra, Região Pastoral Mariana Leste, viveu momentos de espiritualidade mariana junto à imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida nos dias 27 de julho a 1 de agosto.

“Como sempre fez ao longo da história da salvação, também agora, em tempos de “mudança de época” e de “época de mudança”, Maria continua sendo um forte e discreto, um inquietante e profético apelo de Deus para os cristãos. A chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida à cidade de Amparo do Serra foi precedida por uma concorrida procissão que a acolheu na Curva dos Venâncio, estrada de terra, em uma charrete-andor, acompanhada de muitos cavaleiros, pessoas à pé e motos e carros, perfazendo uma caminhada de, aproximadamente, cinco quilômetros. Ao longo do percurso, grande foi a emoção da fé que tomou conta dos corações dos paroquianos que, rezando e cantando, com lágrimas e gratidão, sentiram a doce presença d’Aquela que, no testamento da Cruz, foi dada por Mãe à toda a humanidade: pelas estradas da vida, nunca sozinhos estamos!”, conta o administrador paroquial, padre Paulo Henrique Ribeiro Mariano.

Após a procissão, que foi agregando fiéis ao longo da trajetória, pelas ruas e casas, todas ornadas com pequenos estandartes de Nossa Senhora Aparecida e de Nossa Senhora do Amparo, padroeira do município, e com as cores azul e branca dominando o cenário da cidade, às 18h, momento do ângelus, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada na igreja, já repleta de devotos.

“s jovens a conduziram até o altar, cantando com todo o povo “Cubra-nos com teu manto, cor de anil”! Após a missa, muitas foram as homenagens à Mãe de Deus e nossa: o dia ficou pequeno”, ressalta padre Paulo.

Nas manhãs marianas, nas procissões, todos os dias, levando a imagem à Câmara dos Vereadores, à Polícia Militar, à Prefeitura, ao Pronto-Socorro, ao Lar dos Idosos, às escolas e às comunidades, com carreatas pelas zonas rurais do município, até a despedida, inúmeras pessoas manifestaram a sintonia de sua fé com Maria.

“Como a visita se conectou à festa de Nossa Senhora do Amparo, no dia 31 de julho, com as duas imagens, evocando os rostos de invocação da mesma Maria, identificando-se com o povo de Deus em suas várias necessidades, fez-se a procissão motorizada que, há cinco anos abre a quinzena da padroeira da cidade, e mais de 350 veículos acompanharam o trajeto, junto à Polícia Militar, sempre, com grandes préstimos, somando-se às atividades paroquiais. Com profundo agradecimento a Deus pelas graças recolhidas nesses dias, rumo ao tricentenário de Aparecida, no dia primeiro de agosto, aconteceu a despedida da imagem da padroeira do Brasil, no arco de entrada de Amparo do Serra, deixando a todos certos de que a Mãe Querida permanece junto da herança que Ela recebeu de Cristo: Filhos, eis aí a vossa Mãe! Deus seja louvado!”, disse padre Paulo.

 

 

Agenda