segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Celebração no Seminário marca os 33 anos de episcopado de Dom Geraldo

01 de junho de 2017 Arquidiocese

Na noite do dia 31 de maio, Festa da Visitação de Nossa Senhora e aniversário de ordenação episcopal de nosso Arcebispo Dom Geraldo Lyrio, o Seminário São José celebrou com grande alegria o Rito de Admissão como candidatos às Ordens Sacras, no qual foram admitidos os seminaristas Bruno Gomes (da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto), Carlos Heitor (da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em São Miguel do Anta), Delvair Xavier (da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré em Cachoeira do Campo), Emerson Henrique (da Paróquia de São José em Alto Rio Doce) e Wagner Balbino (da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Barbacena). A celebração presidida por Dom Geraldo Lyrio contou com a presença de numerosos padres, bem como de familiares e amigos dos seminaristas admitidos.

Em sua homilia, Dom Geraldo recordou a importância do dia 31 de maio em sua vida e vocação, visto que é a data de sua Ordenação Episcopal. Animou ainda os fiéis, mas, sobretudo os que estavam sendo admitidos, a servirem com o mesmo espírito de Maria, que se dirigiu apressadamente a casa de Isabel, sua parenta, para prestar-lhe serviços simples e cotidianos, servindo assim na discrição e com espírito de humildade. Dirigindo-se de modo bastante direto aos que eram admitidos, Dom Geraldo disse que “agora, pois, impulsionados pelo amor de Jesus Cristo e fortalecidos interiormente pela ação do Espírito Santo, chegastes ao desejo de manifestar publicamente o vosso propósito de consagrar-vos ao serviço de Deus e da humanidade. Com alegria acolhemos a manifestação desse vosso desejo” e acrescentou ainda que “a partir deste dia, devereis cultivar mais intensamente a vossa vocação”.

Em seguida, chamados pelo próprio nome, àqueles que seriam admitidos, se apresentaram, a fim de manifestarem publicamente, perante o arcebispo, seu desejo de querer “respondendo ao chamado de Deus, completar a preparação que os tornará aptos para receber oportunamente o ministério da Igreja pela sagrada Ordem” e ainda de querer “preparar o coração de tal maneira que possam servir fielmente ao Cristo, Senhor nosso, e a seu corpo, que é a Igreja”.

Ordens Sacras

Após o Rito de Admissão como candidatos às Ordens Sacras, aqueles que foram admitidos devem continuar a formação que os tornará aptos a receberem as Sagradas Ordens. Desse modo, após completarem sua formação eles receberão a Ordem do Diaconato e posteriormente a Ordem do Presbiterado. Neste processo de preparação, os seminaristas receberão ainda os ministérios de Leitor e de Acólito. Assim, os seminaristas, buscando configurar seu coração cada vez mais ao coração de Cristo Bom Pastor, seguirão sua preparação para receberem as Ordens Sacras do Diaconato e do Presbiterado.

Colaboração: Carlos Heitor Fidelis – 1º Ano de Teologia

Agenda