segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

IAM celebra seus 174 anos de trabalho missionário no mundo

31 de maio de 2017 Arquidiocese

Os 174 anos da Infância e Adolescência Missionária (IAM) no mundo foram celebrados no último sábado, 27 de maio, juntamente com as homenagens à Nossa Senhora, na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Piranga, Região Pastoral Mariana Centro.

A solenidade da Ascensão do Senhor foi presidida pelo pároco, padre José Raimundo Alves, na igreja matriz, que delicadamente ornada com flores ao lado da bandeira e dos quadros padroeiros da IAM, São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus, recebeu a procissão das mães abraçadas a seus filhos, revestidos do “lencinho missionário da Oceania”.

As crianças e adolescentes proclamaram as leituras, cantaram o salmo, entoaram as músicas da missa, fizeram os comentários e preces. Após a homilia, a IAM fez memória do centenário de Fátima com uma encenação e, ao final, evocando os pastorzinhos recém-canonizados, consagraram as suas vidas a Jesus. No ofertório, partilharam os cofrinhos destinados à Oceania, e no final da celebração, coroaram a Virgem Imaculada com grande carinho e alegria.

A Jornada Nacional da IAM

Desde 2013, por orientação das Pontifícias Obras Missionárias (POM), nas paróquias onde há a presença da IAM, acontece a Jornada Nacional para recordar a fundação da obra (19/05/1843). Dentre as atividades da Jornada, está a consagração, por meio da qual os pequenos missionários assumem pública e solenemente a decisão de seguir Jesus Cristo, colaborando para que todas as crianças do mundo O conheçam e amem, testemunhando-O entre si.

A consagração é realizada no último domingo de maio com as crianças e adolescentes que possuem pelo menos  um ano de caminhada na IAM, conheçam a obra, seus objetivos e compromissos, comprometendo-se com a mesma. Além disso, é momento de renovação do ardor missionário para os já consagrados.

Neste ano, a V Jornada Nacional tem como tema: “IAM do Brasil a serviço da missão na Oceania”. Sendo assim, a IAM de todo o mundo procura conhecer melhor esse continente, reza por ele e enviar, por meio das POM, as ofertas dos cofrinhos. Confira mais informações no site: http://garotada-diretrizes.blogspot.com.br/.

Colaborou: Seminarista Fabiano Henrique de Matos.

Agenda