Arquidiocese de Mariana http://www.arqmariana.com.br Tue, 31 May 2016 15:06:01 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.5.2 Dom Geraldo: 32 anos de vocação episcopal http://www.arqmariana.com.br/dom-geraldo-32-anos-de-vocacao-episcopal/ http://www.arqmariana.com.br/dom-geraldo-32-anos-de-vocacao-episcopal/#respond Tue, 31 May 2016 13:58:22 +0000 http://www.arqmariana.com.br/?p=42785 Leia Mais]]> O arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, celebra nesta terça-feira, 31 de maio, os 32 anos de sua ordenação episcopal. A missa festiva, que será presidida pelo arcebispo, acontece na igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana, às 18h30, e contará com a presença das comunidades paroquiais, sacerdotes, seminaristas e demais membros da comunidade arquidiocesana.

Dom Geraldo foi ordenado presbítero em sua terra natal, Fundão (ES), no dia 15 de agosto de 1967. No dia 14 de março de 1984 foi eleito bispo pelo papa João Paulo II, sendo ordenado no dia 31 de maio do mesmo ano, em Vitória (ES).

Parabéns ao nosso determinado e zeloso pastor por essa trajetória que se faz vitoriosa e animadora. Convidamos todas as paróquias da Arquidiocese a rezarem pelo nosso Arcebispo nesse dia de festa e alegria.

]]>
http://www.arqmariana.com.br/dom-geraldo-32-anos-de-vocacao-episcopal/feed/ 0
Arquidiocese quer reunir dez mil jovens no Jubileu da Juventude http://www.arqmariana.com.br/arquidiocese-quer-reunir-dez-mil-jovens-no-jubileu-da-juventude/ http://www.arqmariana.com.br/arquidiocese-quer-reunir-dez-mil-jovens-no-jubileu-da-juventude/#respond Tue, 31 May 2016 12:07:24 +0000 http://www.arqmariana.com.br/?p=42776 Leia Mais]]> As juventudes da Arquidiocese de Mariana têm um compromisso marcado para o dia 31 de julho. Nesse dia, será realizado o Jubileu Arquidiocesano da Juventude na Arena Mariana, na cidade de Mariana. O encontro, que pretende reunir dez mil jovens, faz parte da programação do Ano da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco. Estará também em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que termina nesse mesmo dia, em Cracóvia, na Polônia.

A expectativa é de que cada uma das 135 paróquias da Arquidiocese envie pelo menos um ônibus de jovens para o jubileu. “O Jubileu da Juventude foi aprovado pela assembleia arquidiocesana, no final do ano passado, e tem como objetivo mostrar o rosto jovem da arquidiocese e, ao mesmo tempo, anunciar aos jovens a alegria de ser discípulo de Jesus Cristo”, explica o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins Dias. “Será uma grande oportunidade de nossa juventude experimentar de maneira forte a misericórdia de Deus”, completa.

A programação do dia começa com a concentração dos jovens no centro da cidade e uma caminhada até a Arena Mariana onde acontecerá leitura orante da palavra, confissões, missa e show. A missa será presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha. “Será um dia forte de oração e congraçamento. Queremos que os jovens alcancem as graças próprias do Jubileu. Nossa orientação é que os jovens que vierem para o jubileu procurem se confessar na própria paróquia”, orienta o coordenador de pastoral.

Tendas das Juventudes

Durante o Jubileu, os movimentos, pastorais e expressões ligados à juventude na Arquidiocese poderão expor seus trabalhos em tendas, na entrada da Arena. Os interessados em apresentar suas ações devem fazer a inscrição no Centro Arquidiocesano de Pastoral até 1° de julho. Mais informações pelo (31) 3557-3167.

Projeto de Evangelização das Juventudes

O texto base do Projeto de Evangelização das Juventudes será lançado no Jubileu. Segundo a coordenação do Jubileu, o projeto que está sendo elabora tem como objetivo “garantir a comunhão eclesial no processo de evangelização da juventude, reconhecer a diversidade das expressões de evangelização da juventude na arquidiocese e fomentar o diálogo das expressões de evangelização das juventudes em vista de ações comuns no respeito à identidade e especificidade de cada uma”.

Confira a programação do Jubileu:

Programação

8h – Concentração na Praça da Estação

9h – Início da Caminhada

10h – Acolhida na Arena

12h – Almoço

13h – Animação e lançamento do Texto Base do Projeto de Evangelização das Juventudes

14h – Missa

16h – Shows

Serviço: Jubileu da Juventude

Data: 31 de julho

Hora: 9h às 16h

Local – Arena Mariana

]]>
http://www.arqmariana.com.br/arquidiocese-quer-reunir-dez-mil-jovens-no-jubileu-da-juventude/feed/ 0
CPT lança, em Mariana, Campanha Nacional para celebrar 40 anos de história http://www.arqmariana.com.br/cpt-lanca-em-mariana-campanha-nacional-para-celebrar-40-anos-de-historia/ http://www.arqmariana.com.br/cpt-lanca-em-mariana-campanha-nacional-para-celebrar-40-anos-de-historia/#respond Tue, 31 May 2016 11:00:32 +0000 http://www.arqmariana.com.br/?p=42662 Leia Mais]]> A Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançará nesta quarta-feira (1), em Mariana, a Campanha Nacional em memória aos 40 anos de atuação da entidade. O ato antecede o “Encontro Brasileiro dos Movimentos Populares em diálogo com o Papa”, que acontecerá entre os dias 2 e 5 de junho, no Centro de Convenções da Prefeitura de Mariana.

Segundo informações da CPT, fazer memória da história da Pastoral da Terra é levar as pessoas a perceberem a presença das batalhas travadas no campo, nas cidades e no Congresso Nacional, em suas vidas cotidianas.

A Pastoral define a celebração como “um ato de justiça”. “Não apenas por aqueles que aqui estão, que continuam na lida, nem pelos que já se foram (seja pelas mãos do tempo ou pelas mãos da covardia), mas especialmente àqueles que ainda hão de chegar”, consta em um comunicado.

Campanha

Desde o dia 3 de maio, a CPT realiza ações de comunicação em motivo de sua campanha de 40 anos, iniciando uma série de publicações em três diferentes eixos temáticos, sendo eles “Memória”, “Abrindo Porteiras” e “Histórias”. Neste primeiro mês, o eixo “Memória” procurou resgatar e difundir a ‘lembrança’ daqueles que participaram da trajetória da CPT, divulgando conteúdos nos canais online da entidade, entre eles o site, a página no Facebook, o perfil no Twitter e o canal de vídeos no YouTube.

O evento em Mariana marca a abertura da 2ª fase da campanha, que trabalhará o eixo temático “Abrindo porteiras”. Entre as ações previstas para esse mês, estão a realização de debates online sobre o tema “Trabalho Escravo Contemporâneo”, que contará com a participação de importantes articuladores e defensores dos direitos humanos.

Movimentos populares

No “Encontro Brasileiro dos Movimentos Populares em diálogo com o Papa” serão discutidos temas como meio ambiente, mineração, terra, trabalho, reforma política, território e moradia. O encerramento do evento será marcado por um ato público. A expectativa é que pelo menos 400 pessoas estejam presentes e participem do Encontro.

Histórico

A CPT surgiu em 1975 com o propósito de enfrentar a violação dos direitos de povos indígenas e de comunidades de posseiros que tinham seus territórios invadidos por grandes empresas que se estabeleciam na Amazônia. Dez anos depois começou a publicação do caderno “Conflitos no campo” com informações de assassinatos, ameaças e violência relacionados às questões da terra, da água e trabalhistas. Em 31 anos da publicação, foram registradas mais de 30 mil ocorrências. 

Serviço:

Lançamento da Campanha Nacional CPT 40 anos

Local: Encontro Brasileiro dos Movimentos Populares em diálogo com o Papa

Centro de Convenções da Prefeitura de Mariana (MG)

Data e horário: 1 de junho de 2016, às 19h.

Endereço: Praça Juscelino Kubitschek, s/n, Centro – Mariana (MG)

+ Informações: 40anos@cptnacional.org.br | (62) 9307-4305 – Cristiane Passos 

Fonte: CPT

]]>
http://www.arqmariana.com.br/cpt-lanca-em-mariana-campanha-nacional-para-celebrar-40-anos-de-historia/feed/ 0
Papa: Igreja é livre na profecia e não num sistema de normas http://www.arqmariana.com.br/papa-igreja-e-livre-na-profecia-e-nao-num-sistema-de-normas/ http://www.arqmariana.com.br/papa-igreja-e-livre-na-profecia-e-nao-num-sistema-de-normas/#respond Mon, 30 May 2016 12:15:08 +0000 http://www.arqmariana.com.br/?p=42757 Leia Mais]]> “Em seu caminho de fé, a Igreja e todo cristão devem cuidar para não se fechar num sistema de normas, mas abrir espaço para a memória dos dons recebidos por Deus, ao dinamismo da profecia e ao horizonte da esperança”.

Foi o que disse o Papa Francisco na homilia da missa celebrada nesta segunda-feira, (30/05), na Casa Santa Marta.

A estrutura da lei que delimita tudo e o sopro libertador da profecia que impulsiona para além dos confins.

“Na vida de fé o excesso de confiança na norma”, adverte o Papa Francisco, “pode sufocar o valor da memória e o dinamismo do Espírito”.

Jesus, no Evangelho do dia demonstra este assunto aos escribas e fariseus com a parábola dos vinhateiros homicidas.

Os agricultores resolveram se revoltar contra o patrão que plantou e arrendou a vinha para eles, espancando e matando os empregados que o patrão enviava para receber a sua parte dos frutos da vinha.

O cúmulo do drama ocorreu quando mataram o único filho do patrão, pensando que herdariam toda a propriedade.

Casuística e liberdade

Matar os empregados e filho, imagem dos profetas da Bíblia e de Cristo, “mostra a imagem de um povo fechado em si mesmo, que não se abre para as promessas de Deus, que não espera as promessas de Deus”, disse o Papa.

“Um povo sem memória, sem profecia e sem esperança”. Aos chefes do povo, em particular, interessa erguer um muro de leis, “um sistema jurídico fechado”, e nada mais:

“A memória não interessa. A profecia: melhor que não venham os profetas! E a esperança? Cada um irá ver. Este é o sistema com o qual eles legitimam: doutores da lei, teólogos que sempre caminham na estrada da casuística e não permitem a liberdade do Espírito Santo. Não reconhecem o dom de Deus, o dom do Espírito e engaiolam o Espírito, porque não permitem a profecia na esperança.”

Este é o sistema religioso do qual fala Jesus. “Um sistema de corrupção, mundanidade e concupiscência”, diz São Pedro na Primeira Leitura.

A memória liberta

No fundo, reconheceu o Papa, “o próprio Jesus é tentado a perder a memória da sua missão, de não dar lugar à profecia e de preferir a segurança à esperança”, isto é, a essência das três tentações que sofreu no deserto. Então Francisco observou:

“Por conhecer a tentação, Jesus repreende essas pessoas: ‘Vocês percorrem o mundo para fazer um prosélito e quando o encontram, o fazem escravo’. Este povo assim organizado, esta Igreja assim organizada faz escravos! E assim se entende como Paulo reage quando fala da escravidão da lei e da liberdade que a graça oferece. Um povo é livre, uma Igreja é livre quando tem memória, quando dá lugar aos profetas, quando não perde a esperança”.

Coração aberto ou engaiolado?

A vinha bem organizada, destacou o Papa, é “a imagem do povo de Deus, a imagem da Igreja e também a imagem da nossa alma” que o Pai cuida sempre com “tanto amor e tanta ternura”. Rebelar-se a Ele, como para os agricultores homicidas, é “perder a memória do dom” recebido por Deus. “Para recordar e não errar no caminho”, é importante “voltar sempre às raízes”:

“Eu tenho memória das maravilhas que o Senhor fez na minha vida? Tenho memória dos dons do Senhor? Eu sou capaz de abrir o coração aos profetas, isto é, a quem me diz ‘assim não dá, tem que ir para lá; vai avante, arrisque? É o que os profetas fazem… Eu estou aberto a isso ou sou temeroso e prefiro me fechar na gaiola da lei? E por fim: eu tenho esperança nas promessas de Deus, como teve nosso pai Abraão, que saiu da sua terra sem saber para onde ir somente porque acreditava em Deus? Nos fará bem fazer essas três perguntas …”.

Fonte: Rádio Vaticano

]]> http://www.arqmariana.com.br/papa-igreja-e-livre-na-profecia-e-nao-num-sistema-de-normas/feed/ 0 Mariana vai acolher o “Encontro Brasileiro dos Movimentos Populares em diálogo com o Papa” http://www.arqmariana.com.br/mariana-vai-acolher-o-encontro-brasileiro-dos-movimentos-populares-em-dialogo-com-o-papa/ http://www.arqmariana.com.br/mariana-vai-acolher-o-encontro-brasileiro-dos-movimentos-populares-em-dialogo-com-o-papa/#respond Mon, 30 May 2016 12:07:15 +0000 http://www.arqmariana.com.br/?p=42670 Leia Mais]]> A cidade de Mariana vai acolher o “Encontro Brasileiro dos Movimentos Populares em diálogo com o Papa” entre os dias 2 a 4 de junho. Temas como meio ambiente, mineração, terra, trabalho, reforma política, território e moradia serão discutidos no evento.

Esse encontro tem como objetivo divulgar e apoiar as ideias e iniciativas do Papa Francisco às bases dos movimentos populares, da Igreja Católica (regionais e dioceses) e de suas bases, além da opinião pública em geral, promover um espaço de articulação dos movimentos populares no Brasil, fortalecer a articulação entre pastorais sociais (Igrejas) e movimentos populares, em torno da construção de um projeto comum de sociedade.

São esperados cerca de 350 participantes de todo o país, entre eles lideranças das pastorais sociais e dos movimentos populares, com presença de leigos, bispos, padres e religiosos. O encerramento do evento será marcado por um ato público.

]]>
http://www.arqmariana.com.br/mariana-vai-acolher-o-encontro-brasileiro-dos-movimentos-populares-em-dialogo-com-o-papa/feed/ 0
A fé de um soldado romano http://www.arqmariana.com.br/a-fe-de-um-soldado-romano/ http://www.arqmariana.com.br/a-fe-de-um-soldado-romano/#respond Sat, 28 May 2016 18:04:50 +0000 http://www.arqmariana.com.br/?p=42682 Leia Mais]]> Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho*

O episódio da cura do servo do centurião oferece aspectos importantes dos quais fluem ensinamentos preciosos para os seguidores de Jesus (Lc 7,1-10). Aquele soldado romano que comandava cem homens, todos submissos ao imperador romano, foi de uma delicadeza maravilhosa para com Cristo. Ele procura o divino Taumaturgo através de seus amigos judeus. Isto porque ele sabia que pela Lei de Moisés os pagãos então considerados impuros. Não queria por certo constranger Jesus. Respeitava, porém, a religião do povo e era até um benfeitor dos judeus, pois havia construído uma sinagoga. Um servo dele muito estimado estava à beira da morte e, sabedor que era do poder de Jesus, lhe manda emissários para suplicar a cura deste escravo. Desde modo, já estava fazendo um ato de fé no poder daquele rabi tão famoso. Este se dispõe então a ir à casa daquele pagão. O gesto de Jesus provocou uma confissão de humildade, pois, ainda através de seus simpatizantes judeus, ele manda a Jesus uma mensagem extraordinária: “Senhor eu não sou digno de que entres debaixo do meu teto, mas dize uma palavra e meu servo será curado”. Tamanha grandeza provocou fatos notáveis. Com efeito, Jesus diante disto fez um milagre à distância, dado que o doente ficou curado, e exaltou aquele centurião dizendo à multidão que o seguia: “Eu vos digo que em Israel não encontrei tanta fé”. Aquele centuriaão incircunciso tocou o coração do Mestre divino em cuja palavra e autoridade acreditava. À fé e humildade deste soldado se acrescente o seu amor aos judeus e a seu escravo. Jesus levou tudo isto em consideração. O discípulo de Jesus ao fazer suas preces necessita destas virtudes daquele centurião que demonstrou também uma confiança absoluta em Cristo, ao dizer que bastaria uma palavra dele para que se desse a desejada cura. Deus espera sempre uma certeza total da parte de que faz a Ele suas preces. Estas então se tornam capazes de alcançar muito mais além dos desejos do suplicante. É de se notar que, quando aquele soldado pagão se dizia indigno, foi quando ele se mostrou digno de que Jesus entrasse não na sua casa, mas no seu coração. Jesus, em outro dia, entraria na casa de um fariseu chamado Simão (Lc 7,36), mas este, orgulhoso que era, mereceu uma reprimenda e uma lição de humildade. Jesus não entraria no seu coração como entrou no coração do centurião que era pagão. O cristão nunca pode se esquecer de ter fé, aliada à humildade e sustentada por uma grande confiança. Note-se além do mais que o pedido do centurião foi discreto, eivado de caridade para com seu servo e feito com muita diplomacia, finura de trato, pois, inclusive ele achou conveniente de não ir pessoalmente até Jesus, dadas as circunstâncias. Alcançou o milagre por meio de seus intermediários. Muitas vezes Deus quer que nos dirijamos a Ele através daqueles que se tornaram seus leais servidores, ou seja, anjos e santos nossos protetores e, sobretudo, Maria sua mãe, Rainha da misericórdia. Foi assim que Ele agiu, por exemplo, também em Caná da Galileia. A tudo isto se acrescente que nas Missas, antes da Comunhão, o celebrante e os fiéis repetem as palavras do centurião: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo”. Pecadores arrependidos, perdoados através do Sacramento da Confissão, podem então ter a ventura de receber Jesus Eucarístico. Neste momento as faltas veniais também ficam perdoadas com este gesto de fé e humildade. É que mesmo os que se acham em estado de graça são pecadores, pois só Deus é perfeito e santo. Diz São João: “Se dissermos que não temos pecado algum, enganamo-nos a nós próprios e a verdade não está em nós”. Acrescenta este Apóstolo que Jesus “é tão fiel e justo que nos perdoa os pecdos e nos purifica de toda iniquidade” (1 Jo 1, 8-9). Seria um horrível sacrilégio, porém, receber a Eucaristia em pecado mortal, profanando este Sacramento do Amor de Cristo. As faltas veniais não levam à perda da graça santifiante. A atitude do centurião deve levar a todos a bem se prepararem para a Comunhão, evitando ao máximo os pecados leves para usufruírem ao máximo da visita do Mestre Divino. Que todos tenhamos sempre a mesma fé, humildade e confiança do soldado de Cafarnaum e todas as graças salvíficas nos envolverão.

* Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos.

]]>
http://www.arqmariana.com.br/a-fe-de-um-soldado-romano/feed/ 0
CNBB lança documento “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade” http://www.arqmariana.com.br/cnbb-lanca-documento-cristaos-leigos-e-leigas-na-igreja-e-na-sociedade/ http://www.arqmariana.com.br/cnbb-lanca-documento-cristaos-leigos-e-leigas-na-igreja-e-na-sociedade/#respond Sat, 28 May 2016 12:10:26 +0000 http://www.arqmariana.com.br/?p=42719 Leia Mais]]> documento105O Documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”, acaba de ser lançado pelas Edições CNBB. O texto foi aprovado pelo episcopado brasileiro durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB, ocorrida no mês de abril, em Aparecida (SP).

De acordo com o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, o Documento 105 “retoma e aprofunda a participação dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”.  O texto é, também, uma forma de agradecimento dos bispos aos cristãos leigos por sua dedicação à Igreja e pelo entusiasmo com que se doam à evangelização. Para o bispo, há uma participação “extraordinária” dos leigos na Igreja. “Mulheres e homens que constroem o Reino da verdade e da graça, do amor e da paz; que assumem serviços e ministérios que tornam a Igreja consoladora, samaritana, profética, serviçal, maternal”, acrescenta.

No novo Documento, o cristão leigo é compreendido como sujeito eclesial, “aberto ao diálogo, à colaboração e à corresponsabilidade com os pastores” .

“Ser sujeito eclesial significa ser maduro na fé, testemunhar o amor à Igreja, servir os irmãos e irmãos, permanecer no seguimento de Jesus, na escuta obediente à inspiração do Espírito Santo e ter coragem, criatividade e ousadia, para dar testemunho de Cristo”, consta no texto.

O Documento 105 segue a metodologia Ver, Julgar e Agir e divide-se em três capítulos. O primeiro apresenta o marco histórico-eclesial da caminhada da vida dos cristãos leigos e leigas. O segundo trata da compreensão da identidade e da dignidade laical como sujeito eclesial e identifica a atuação dos leigos, considerando a diversidade de carismas, serviços e ministérios na Igreja. Já o terceiro e último capítulo aborda a dimensão missionária da Igreja e indica aspectos, princípios e critérios de formação do laicato. Esta parte aponta ainda lugares específicos da ação dos leigos.

“Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade” está disponível nas Edições CNBB e já pode ser adquirido no site: www.edicoescnbb.com.br ou através do telefone (61) 2193.3019.

Fonte: CNBB

]]>
http://www.arqmariana.com.br/cnbb-lanca-documento-cristaos-leigos-e-leigas-na-igreja-e-na-sociedade/feed/ 0
Corpus Christi: “Senhor, dá-nós sempre deste pão” http://www.arqmariana.com.br/corpus-christi-senhor-da-nos-sempre-deste-pao/ http://www.arqmariana.com.br/corpus-christi-senhor-da-nos-sempre-deste-pao/#respond Fri, 27 May 2016 13:52:28 +0000 http://www.arqmariana.com.br/?p=42687 Leia Mais]]> Vivamos a eucaristia com espírito de fé, de oração, de perdão, de reconciliação, de misericórdia, de júbilo comunitário, de solicitude pelas carências de tantos irmãos e irmãs necessitados. Pela força da eucaristia, na prática das obras de misericórdia, neste Ano Santo, instituído pelo Papa Francisco, sejamos reanimados na certeza de que o Senhor cumprirá aquilo que nos prometeu”, disse o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha na celebração de Corpus Christi, nessa quinta-feira (26).

DSC_0287Da Praça dos Ferroviários à Praça da Sé, os tapetes de serragem deram cor as ruas por onde os fiéis caminharam carregando velas, orando e dando continuidade a essa expressão de fé e comunhão. Eram desenhos inspirados na religião e na beleza da tradição que prepararam o caminho para que a procissão com o Santíssimo Sacramento pudesse passar.

A instituição da eucaristia, celebrada no contexto da ceia pascal judaica, tem caráter sacrifical. Nela, Jesus antecipa o Sacrifício da Cruz e a vitória da ressurreição. A eucaristia, banquete sacrifical, sacramento do sacrifício da cruz é, pois, memorial, comunhão e presença”, ressalta Dom Geraldo.

O seminarista, Emanuel Tadeu, conta da alegria de celebrar Corpus Christi. “Ao andarmos pelas ruas enfeitadas mostramos que realmente Jesus está ali. A eucaristia é o nosso grande tesouro, é aquilo que nos dá sustento na vida, por isso nós festejamos com muita alegria, como já dizia São Tomás de Aquino ‘o milagre nós não vemos, basta fé no coração’, nós não vemos a transformação do pão e vinho, mas ele está ali, transformado. Então por isso é uma grande alegria para todos nós”, afirma.

Para Regina Aparecida Maciel, da comunidade de Nossa Senhora Aparecida, a celebração foi muito especial. “Foi muito bonita, muito bem celebrada e teve a participação de muitas pessoas. Tudo foi muito bem colocado, ainda mais no contexto da crise que o Brasil está passando hoje e a cidade por conta do rompimento da barragem. A situação é muito difícil”, conta.

DSC_0496(1)Eucaristia e partilha na Amazônia

Durante a homília, Dom Geraldo citou o Congresso Eucarístico Nacional, que será realizado no Pará. “A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo, neste ano, ganha especial relevo, pois, com esta celebração, nós nos colocamos em sintonia com o XVII Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará de 15 a 21 de agosto, em Belém do Pará, que neste ano comemora o IV Centenário de sua fundação e do início da evangelização da Amazônia brasileira. Terá como tema Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária e o lema Eles o reconheceram no partir o pão”, disse.

Leste 2

A Assembleia do Conselho Episcopal Regional Leste 2, que será acolhida pela Arquidiocese de Mariana entre os dias 6 a 9 de junho, foi lembrada por Dom Geraldo. Segundo o arcebispo a assembleia será realizada na diocese em solidariedade aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. Na ocasião, o núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, estará presente.

Leia a homilia de Dom Geraldo na íntegra.

Confira a cobertura fotográfica.

]]>
http://www.arqmariana.com.br/corpus-christi-senhor-da-nos-sempre-deste-pao/feed/ 0
RELT de maio acontecerá na próxima segunda-feira http://www.arqmariana.com.br/relt-de-maio-acontecera-na-proxima-segunda-feira/ http://www.arqmariana.com.br/relt-de-maio-acontecera-na-proxima-segunda-feira/#respond Fri, 27 May 2016 13:19:57 +0000 http://www.arqmariana.com.br/?p=42694 Leia Mais]]> O encontro mensal e informal dos padres e diáconos da Arquidiocese de Mariana de maio está marcado para a próxima segunda-feira, dia 30. Neste mês quem irá acolher os presbíteros serão as paróquias de Barão de Cocais.

O local da RELT será o Clube Jabaquara, próximo do Santuário São João Batista. Para ter acesso ao local, quando passar em frente ao Santuário, é só atravessar a rua, seguindo a direção da placa que indica Santa Bárbara, passar pela ponte sobre o Rio São João e entrar à direita. O clube está logo à frente. Poderão estacionar os carros dentro do próprio clube. O endereço é Rua Névio Verdolim, 286, e o telefone de lá é (31) 3837-1303.

Todos os padres e diáconos estão convidados.

]]>
http://www.arqmariana.com.br/relt-de-maio-acontecera-na-proxima-segunda-feira/feed/ 0
Homilia de Dom Geraldo Lyrio Rocha na Solenidade de Corpus Christi http://www.arqmariana.com.br/homilia-de-dom-geraldo-lyrio-rocha-na-solenidade-de-corpus-christi/ http://www.arqmariana.com.br/homilia-de-dom-geraldo-lyrio-rocha-na-solenidade-de-corpus-christi/#respond Fri, 27 May 2016 12:21:15 +0000 http://www.arqmariana.com.br/?p=42685 Leia Mais]]> Homilia de Dom Geraldo Lyrio Rocha na Solenidade de Corpus Christi, em Mariana, aos 26 de junho de 2016.

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo, neste ano, ganha especial relevo, pois, com esta celebração, nós nos colocamos em sintonia com o XVII Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará de 15 a 21 de agosto, em Belém do Pará, que neste ano comemora o IV Centenário de sua fundação e do início da evangelização da Amazônia brasileira. Terá como tema EUCARISTIA E PARTILHA NA AMAZÔNIA MISSIONÁRIA e o lema: “Eles o reconheceram no partir o pão” (Lc 24,35).

O texto-base preparatório para esse Congresso se inicia com uma bela citação das Catequeses de São Cirilo de Jerusalém, no século IV, que afirma: “Na noite em que foi entregue, nosso Senhor Jesus Cristo tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e deu-o a seus discípulos dizendo: ‘Tomai e comei: isto é o meu corpo’. Em seguida, tomando o cálice, deu graças e disse: ‘Tomai e bebei: isto é o meu sangue’. Tendo, portanto, pronunciado e dito sobre o pão: ‘Isto é o seu corpo’, quem ousará duvidar? E tendo afirmado e dito: ‘Isto é o meu sangue’, quem se atreverá ainda a duvidar e dizer que não é o seu sangue? Recebamos, pois, com toda a convicção, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo. Porque sob a forma de pão é o corpo que te é dado, e sob a forma de vinho, é o sangue que te é entregue. Assim, ao receberes o corpo e o sangue de Cristo, tu te transformas com ele num só corpo e num só sangue. Deste modo, tornamo-nos portadores de Cristo; tornamo-nos, como diz São Paulo, participantes da natureza divina”.

SENHOR, DÁ-NOS SEMPE DESTE PÃO

O texto-base apresenta reflexões teológico-pastorais como uma “peregrinação” por lugares carregados de sentido teológico: Jerusalém, Emaús, Belém da Judeia e Nazaré na Galileia.

Vamos a Jerusalém, onde Jesus instituiu a Eucaristia: Quando estava para ser entregue, em Jerusalém, Jesus antecipou, na instituição da Eucaristia, sua entrega de amor, selado na Cruz e na Ressurreição, dando à Igreja a responsabilidade de torná-lo presente, até sua vinda no final dos tempos.

A instituição da Eucaristia, celebrada no contexto da ceia pascal judaica, tem caráter sacrifical. Nela, Jesus antecipa o Sacrifício da Cruz e a vitória da ressurreição. A Eucaristia, banquete sacrifical, sacramento do sacrifício da cruz é, pois, memorial, comunhão e presença. Disse Jesus:

EU SOU O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU”.

Sigamos para Emaús, onde os dois discípulos reconheceram Jesus na fração do pão. Estavam tristes e abatidos pela tragédia da morte do Mestre. Quando chegaram perto do povoado para aonde se dirigiam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. Eles o convidam dizendo: “Fica conosco, porque é tarde e o dia já declina”. Jesus aceitou o convite. Ao partir o pão, os olhos deles se abriram, pois estavam como que impedidos de reconhecer o Senhor. E Jesus desaparece no momento em que os dois discípulos o reconheceram. E disseram um ao outro: ”Não ardia o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras”? “Eles o reconheceram no partir do pão”.

FICA CONOSCO, SENHOR!

Vamos a Belém, que significa Casa do Pão, a terra de Davi, onde ele nasceu e cresceu até tornar-se rei de Israel. Daí veio o Messias, aquele que um dia iria dizer: “Eu sou o pão da Vida. Este pão é o que desce do céu. O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo” (cf. Jo 6, 48-51). A Eucaristia, “pão vivo descido do céu”, é a mais bela expressão da presença amorosa de Cristo, celebrada como memorial e realidade viva e sacramental do Senhor no meio de nós.

Como Belém da Judeia, também Belém do Pará significa Casa do Pão. A fundação daquela cidade, há quatrocentos anos, marca o início da Evangelização da Amazônia. Para celebrar condignamente esse evento, Belém acolhe o XVII Congresso Eucarístico Nacional, “festa da partilha do Pão da Vida que é Jesus, a fim de que daí brote vida nova, nascida do Altar, para nossa Pátria”, que vive momentos difíceis em sua história. Que Belém seja sempre a “casa do Pão” para todos os seus filhos. Que aí se realize cada dia o milagre da multiplicação do pão da justiça, da solidariedade, da verdade, da fraternidade e da paz. Diante da fome, miséria, sofrimento e das carências de tantos irmãos e irmãs necessitados, coloquemos em prática a palavra que hoje o Senhor nos dirige:

DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER”

Nossa peregrinação se encerra em Nazaré, na Galileia, onde Jesus viveu, trabalhou e fez a experiência da família. A Nazaré menosprezada de onde se perguntava: “De Nazaré pode sair algo de bom?” (Jo 1, 46). A Galileia onde Jesus passou a maior parte de sua vida e de seu ministério. A Galileia sem importância, que levou os fariseus a declarar a Nicodemos: “Estuda e verás que da Galileia não surge profeta”.

Na Galileia, Jesus foi confrontado, questionado, incompreendido, desacreditado e perseguido, a ponto de fazer esse desabafo: “Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria” (cf. Lc 4,24). Após a Ressurreição, o Senhor ordenou aos discípulos que voltassem àquela região: “Ide anunciar a meus irmãos que vão para a Galileia. Lá me verão”. Vamos à Galileia da missão nas situações desafiadoras de nosso tempo. Não podemos ficar reclusos ao ambiente aconchegante do Cenáculo. Temos que ser uma Igreja “em saída”, na expressão do Papa Francisco, para a Galileia das periferias geográfias e existenciais. A Galileia das encruzilhadas, das populações mestiças, dos pagãos. A Galileia das contradições, dos desafios, das incompreensões, das oposições, do desprezo e dos desencontros nos aguarda para o anúncio profético. “O XVII Congresso Eucarístico Nacional quer suscitar a partilha missionária para um novo impulso evangelizador na grande região amazônica”, conforme proclama o lema deste Congresso:

EUCARISTIA E PARTILHA NA AMAZÔNIA MISSIONÁRIA

Vivamos a Eucaristia com espírito de fé, de oração, de perdão, de reconciliação, de misericórdia, de júbilo comunitário, de solicitude pelas carências de tantos irmãos e irmãs necessitados. Pela força da Eucaristia, na prática das obras de misericórdia, neste Ano Santo, instituído pelo Papa Francisco, sejamos reanimados na certeza de que o Senhor cumprirá aquilo que nos prometeu: “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue terá a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6, 54). Amém!

]]>
http://www.arqmariana.com.br/homilia-de-dom-geraldo-lyrio-rocha-na-solenidade-de-corpus-christi/feed/ 0