terça-feira

, 16 de julho de 2024

57º Dia Mundial das Comunicações Sociais nos convida a uma comunicação cordial

19 de maio de 2023 Arquidiocese

A Igreja Católica celebra neste domingo, 21 de maio, o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Criada em 1966, a data surgiu para colocar em prática as reflexões geradas a partir do Concílio Vaticano II e o documento Inter Mirifica.

Chegando este ano em sua 57º edição, sendo a décima no magistério do Papa Francisco, em 2023, o Santo Padre nos chama a “Falar com o coração”. Partindo desse tema, confira o artigo do Assessor Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom), Padre Thiago José Gomes, sobre essa data.

Dia Mundial das Comunicações Sociais, reflexão e encaminhamentos

Neste domingo, dia 21 de maio, celebramos o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Nosso querido Papa Francisco enviou uma mensagem que nos convida a “Falar com o coração: ‘Testemunhando a verdade no amor’” (Ef 4, 15).

É importante que nós, católicos, agentes da Pastoral da Comunicação e de outras pastorais, profissionais desta área e todas as pessoas de boa vontade, possamos refletir e celebrar este dia.

Para entender a importância deste tema para a Pastoral da Comunicação neste contexto, associando ao tema da mensagem do Papa Francisco, destaco algumas informações e aspectos a serem considerados por nós neste contexto.

Segundo a pesquisa Global Digital Overview 2023, somos 8,1 bilhões de seres humanos no planeta. Dessas, 5,16 bilhões de pessoas usam a internet, sendo que 4,76 bilhões de usuários estão nas redes sociais. Estudo conduzido pelo WhistleOut, em 2020, revelou que uma pessoa passa 76.500 horas de conexão durante a vida, equivalendo a 8,74 anos olhando para o celular.

Esta realidade nos faz questionar sobre a grande influência dos meios de comunicação e das redes sociais na vida de todos, especialmente, os mais novos.

Para analisarmos esse contexto, a mensagem do Papa Francisco lança luzes fundamentais. Em primeiro lugar, é preciso acolher essa nossa realidade em mudança e desafiadora como uma interpelação a nós que temos fé. “Não devemos ter medo de proclamar a verdade, por vezes incômoda, mas de o fazer sem amor”.

O Papa nos aponta que para termos uma comunicação que seja verdadeira e promova a vida é preciso “comunicar cordialmente”. Trata-se de fazer como Jesus, como caminheiro de Emaús: a pessoa se preocupa com o outro, salvaguarda sua liberdade, acolhe sua realidade. Desse modo, num mundo de polarizações e violência, é necessário partir de um critério de amor, “falar com o coração”, para formar uma contracorrente contra a comunicação instrumentalizada que experimentamos.

Ao final de sua mensagem, o Papa Francisco mostra a importância da Igreja e podemos dizer, com certeza, a importância do protagonismo dos agentes da Pastoral da Comunicação. Ele assim expressa: “sonho uma comunicação eclesial que saiba deixar-se guiar pelo Espírito Santo, gentil e, ao mesmo tempo, profética, capaz de encontrar novas formas e modalidades para o anúncio maravilhoso que é chamada a proclamar no terceiro milênio. Uma comunicação que coloque no centro a relação com Deus e com o próximo”.

Diante desta breve reflexão, para colocarmos em prática o que o Papa nos convida, a Pastoral da Comunicação de nossa Arquidiocese, além de divulgar as atividades que a Pascom no Brasil está realizando, convoca seus membros e demais pessoas para um importante evento: o Simpósio Filosófico-Teológico promovido pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) em parceria com a Domus ASF e o Instituto Teológico São José de nossa Arquidiocese que acontecerá nos dias 24 a 26 de maio de modo online.

O tema do evento, “A influência das mídias digitais e os seus impactos na formação humana”, vai ao encontro com o nosso desejo de fazer nossos agentes de pastoral refletirem à luz da mensagem do Papa. O evento proporcionará uma análise e aprofundamento destas questões tão sérias e urgentes do mundo da comunicação.

Esperamos um empenho das paróquias para que o evento alcance o maior número de pessoas!

Aproveito para mais uma vez agradecer aos nossos queridos agentes da Pastoral da Comunicação por todo empenho e dedicação.

Pe. Thiago José Gomes

Assessor Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação

Saiba como participar do Simpósio AQUI

Leia a mensagem do Papa Francisco na íntegra AQUI

Imagem: Pascom Brasil