sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

“A saúde no mundo antigo” foi tema de seminário promovido pela FDLM

07 de setembro de 2021 Arquidiocese

Com o tema “A saúde no mundo antigo”, aconteceu entre os dias 21 e 31 de agosto, durante a programação da IV Semana Dom Luciano Mendes, o II Seminário Internacional de Filosofia e Saúde. O evento foi promovido pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), da Arquidiocese de Mariana, em parceria com a Domus ASF. Além disso, teve também a participação de professores da Universidade de Macerata (UNIMC) da Itália.

O seminário contou com uma programação extensa de conferências e palestras, além dos lançamentos da revista comemorativa em homenagem aos 30 anos da Comunidade da Figueira, localizada em Mariana (MG), e o livro “Filosofia e Saúde: Pensando a pandemia na época da insensatez”, organizado pelos professores padre Edvaldo Antônio de Melo (FDLM) e a Irmã Cristiane Pieterzack (Domus ASF).

Citando uma frase dita por Dom Luciano sobre a saúde axiológica, padre Edvaldo pontuou que essa é uma questão muito difícil de se enfrentar hoje por se tratar sobre os valores. “Durante o seminário chamaram a atenção justamente para isso: a saúde desde os antigos. E Dom Luciano não é somente a saúde no sentido teórico, mas saúde que envolve pensamento psíquico e o corpo; envolve o ser humano inteiro. Então, eu acho o Dom Luciano muito atento a essas questões; essa preocupação dele com a vida em um todo”, destacou o sacerdote.

“Foi imensa a alegria e satisfação para o instituto das irmãs Apóstolas da Sagrada Família, através da Domus ASF, participar ativamente do II Seminário Filosofia e Saúde, dentro do contexto das celebrações da Semana Dom Luciano Mendes. As discussões realizadas durante o Seminário retomaram o princípio do cuidado integral da pessoa. Esse princípio sempre esteve presente nas lutas de Dom Luciano no ministério à serviço do povo de Deus, de modo especial às populações fragilizadas e vulneráveis. O Seminário dá continuidade à preocupação de Dom Luciano no que se refere a oferecer uma formação adequada e profunda aos jovens no processo de formação para o presbitério, como também a todas as pessoas desejosas de bem”, avaliou o evento a Irmã Tatiana Vieira da Domus ASF.

Já para o seminarista Ihudison de Paula Coelho, do 6° período da graduação em Filosofia, participar do evento foi uma experiência muito rica. “Primeiro, pela qualidade das conferências, com pesquisadores de notável saber filosófico que se dispuseram a nos ajudar sobre a temática proposta. Segundo, pela oportunidade de refletir a íntima relação entre filosofia e saúde na antiguidade, instigando-nos a refletir sobre o caráter terapêutico da filosofia, como essa ciência que auxilia na ‘cura da alma’. Ademais, tal evento possibilitou-me perceber a importância e a atualidade da filosofia, desse saber tão antigo (e ao mesmo tempo tão novo) que deve ser revisitado, como um ‘instrumento’ em prol de uma saúde axiológica e de um desenvolvimento humano e integral da sociedade, tão marcada por enfermidades e sofrimentos”, afirmou.

Confira as conferências aqui

Agenda