sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Acervo da Biblioteca do Seminário São José pode ser consultado a partir do site da Arquidiocese

10 de agosto de 2022 Arquidiocese

Com o objetivo de favorecer o acesso ao acervo da Biblioteca Dom Oscar de Oliveira, o Seminário São José e a Arquidiocese de Mariana, por meio do Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom), firmaram uma parceria para vincular o endereço do catálogo bibliotecário ao site institucional da Arquidiocese.

Efetivada no último dia 04 de agosto, com a mudança, os interessados conseguem consultar o acervo existente acessando o menu principal do site. Para isso, basta clicar na aba “Arquidiocese”. No local, terá um tópico escrito “Biblioteca do Seminário” que direcionará para o sistema de catalogação.

Veja:

Novidade pretende favorecer o acesso aos alunos, professores e pesquisadores – Reprodução do site da Arquidiocese

De acordo com o Diretor de Estudos do Seminário São José, Padre Geraldo Dias Buziani, idealizador da iniciativa, além da facilidade, a ação proporcionará mais praticidade aos seminaristas e demais pesquisadores. “Consultas e renovação de empréstimo podem ser feitas agora com rapidez e em qualquer horário. Tudo isso é para favorecer o progresso da dimensão acadêmica do nosso Seminário São José”, afirma.

Destacando a riqueza das obras, especialmente, nas diversas áreas da Teologia, ele ainda ressalta o empenho de diretores anteriores na organização dos materiais. “O que temos agora é fruto da colaboração de muitos: tanto de sacerdotes, quanto de seminaristas. Ainda temos muito a fazer, como a catalogação e disponibilização on-line do setor de ‘obras raras’. Por isso, o trabalho continua”, declara Padre Geraldo.

Por fim, o Diretor de Estudos do Seminário comenta sobre a importância da colaboração para concretizar esse projeto. “Agradeço ao Dacom, na pessoa do Diretor, Padre Edir Martins Moreira, que aceitou realizar essa parceria entre o site da Arquidiocese e a nossa Biblioteca”, finaliza.

Acervo rico

Obra clássica disponível na biblioteca do Seminário

A Biblioteca Dom Oscar de Oliveira é constituída de mais de 33 mil volumes, entre livros e períodos, das mais variadas áreas da Teologia, entre obras clássicas até publicações contemporâneas. Atualmente, todo o seu acervo é informatizado pelo sistema i10 Bibliotecas e está à disposição dos discentes, docentes e pesquisadores.

Para o integrante da equipe de formadores do Seminário, Monsenhor Roberto Natali Starlino, a referida biblioteca é muito dinâmica: primeiro, pelo seu aspecto físico, que nos últimos 30 anos passou por uma expansão, e segundo pela preciosidade das obras disponíveis.

“Nós tínhamos no Seminário, por um bom tempo, uma biblioteca na Teologia que se limitava a ‘sala dos padres’. [Tinha] muitas obras da Teologia e da Filosofia Clássicas, anteriores ao Concílio Vaticano II, muitas delas em latim e em francês, devido ao enfoque dos professores lazaristas. Então, é uma biblioteca riquíssima desse ponto de vista da cultura clássica deixada pelos lazaristas”, recorda Monsenhor Natali, enfatizando ainda que há no local, além das obras clássicas e antigas, publicações raras de serem encontradas.

Conforme o Reitor do Seminário São José, Monsenhor Celso Murilo Sousa Reis, a biblioteca ganhou um espaço físico adequado graças aos esforços de Dom Luciano Mendes de Almeida e Cônego Tarcísio Sebastião Moreira, durante o período que esteve como reitor do Seminário. Atualmente, o local conta com o trabalho de formadores do Seminário, alunos e funcionários na catalogação e organização.

“Somos gratos aos benfeitores pelas doações e à equipe administrativa pelo investimento contínuo, que garante a aquisição de novos livros e revistas e a qualidade dos serviços prestado”, comenta Monsenhor Celso.

Como visitar?

Fachada do prédio da biblioteca

A Biblioteca Dom Oscar de Oliveira está aberta à visitação no local durante os dias úteis, das 8h às 17h. Segundo a bibliotecária Cristina de Jesus Cardoso, os usuários regulares são, porém, os membros da instituição (professores, alunos e funcionários), que podem não só consultar, mas também fazer empréstimos, de acordo com as normas locais.

Ainda, os interessados também podem ver os materiais disponíveis por meio da internet. Para isso, basta acessar a aba no site da Arquidiocese ou pelo link direto: https://seminariomaiorsaojose.i10bibliotecas.com.br/

Como realizar uma pesquisa online?

De acordo Cristina, mesmo sem ter login de acesso ao site, é possível visualizar os títulos cadastrados na biblioteca. Para isso, basta escrever o título, palavra-chave ou autor desejado no campo de pesquisa localizado na barra cinza superior ao lado esquerdo.

Para ter sucesso na sua busca, é recomendado que marque a opção na qual é o motivo da sua busca, por exemplo:

Quando a busca for por um tílulo:

Quando a busca for por autor:

Quando for por assunto:

Fotos: Pe. Geraldo Dias Buziani

Agenda