segunda-feira

, 24 de junho de 2024

Arquidiocese de Mariana marca presença no Encontro Nacional “Preparando o Jubileu 2025”

01 de fevereiro de 2024

Participantes do Encontro Nacional Preparando o Jubileu. Foto: CNBB

A Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), acolheu nos dias 29 e 30 de janeiro o Encontro Nacional “Preparando o Jubileu 2025”. Com a participação de cerca de 300 pessoas, de todas (Arqui)dioceses do Brasil, a Arquidiocese de Mariana foi representada pela leiga Leci Conceição do Nascimento. Ainda, participando em nome da Pastoral Carcerária Nacional, Magda Oliveira, também esteve presente.

O encontro contou com a presença do Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, Dom Rino Fisichella, que é organizador e coordenador do Jubileu de 2025. O objetivo foi situar as dioceses quanto à proposta do Jubileu 2025 e animar sua organização nas Igrejas locais.

Durante os dois dias, os presentes participaram de diversas conferências que abordaram sobre desde a história da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a ação evangelizadora da Igreja no Brasil e os anseios do Papa Francisco para o Jubileu 2025.

As leigas da Arquidiocese, Leci e Magda, participaram do evento. Foto: Arquivo pessoal de Leci

Segundo Leci, os dias do encontro foram de intensa reflexão sobre as propostas para o Jubileu da Esperança, bem como as perspectivas para o Jubileu no Brasil.

“Como o próprio tema nos inspira, são momentos de grande esperança para a Igreja”, enfatizou a representante da Arquidiocese e presidenta do Conselho Nacional do Laicato do Brasil no Regional Leste 2.

De acordo com ela, as orientações da Arquidiocese de Mariana serão dadas após reunião com o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, e com o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira.

Programação do Jubileu

Durante o encontro, Dom Rino Fisichella apresentou o calendário do Jubileu 2025. No site oficial do evento, com tradução em 10 idiomas, incluindo o português, contém a programação detalhada e as orientações para os peregrinos. Serão mais de 35 eventos durante o ano jubilar, envolvendo a diversidade do povo de Deus com suas peregrinações específicas.

Dom Fisichella destacou que além das atividades religiosas, a programação contempla “um encontro com a cidade de Roma, com momentos em praças e espaços públicos. É uma ação de evangelização na cidade, eventos puramente culturais, para os peregrinos e turistas de Roma”.

Dom Fisichella participou o encontro. Foto: CNBB

32 milhões de pessoas devem participar do Jubileu em Roma

De acordo com o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, dom Rino Fisichella, são esperados 32 milhões de peregrinos a Roma durante o ano jubilar e, deste, serão aproximadamente 250 mil peregrinos brasileiros. A projeção foi feita pela Faculdade de Sociologia de Roma.

Agradecimento de dom Fisichella

Ao encerrar os dois dias de atividades, dom Rino expressou sua gratidão pelo convite e pelo interesse demonstrado por todos. Destacou que o Jubileu, embora celebrado a cada 25 anos, não é uma solução para todos os problemas pastorais da Igreja, mas sim um momento para rezar, refletir sobre a esperança e buscar respostas à luz da fé para a caminhada dos crentes e das comunidades.

O encontro foi encerrado com uma celebração eucarística, presidida por Dom Rino Fisichella, na Basílica Santuário São Francisco de Assis, em Brasília (DF).

Jubileu 2025

O Jubileu é um evento especial na Igreja Católica, que se repete a cada 25 anos, também chamado Ano Santo. Trata-se de um ano de perdão, de reconciliação e indulgência. Os fiéis que visitarem as Basílicas designadas poderão receber a indulgência plenária. O último Jubileu se realizou em 2000, no papado de João Paulo II. O próximo será em 2025, exatamente 25 anos depois. O Ano Santo é proclamado pelo Papa e tem início com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Confira a cobertura completa do Encontro Nacional em: www.cnbb.org.br/tag/jubileu-2025/

Com informações da Equipe de Comunicação do Encontro “Preparando o Jubileu 2025”/CNBB e Regional Sul 2 da CNBB

VEJA TAMBÉM