sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção é tema de Simpósio Filosófico-Teológico

11 de maio de 2022 Arquidiocese

Um momento muito esperado para todos os fiéis desta Igreja Particular está se aproximando: a conclusão das obras de restauração da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção. Com grande importância religiosa, artística e histórica, a Igreja Mãe da Arquidiocese de Mariana está passando por processos de restauro desde fevereiro de 2016.

Em preparação a essa ocasião, a Arquidiocese de Mariana, a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), o Instituto Teológico São José (ITSJ) e a Catedral Basílica de Mariana realizam entre os dias 25 e 27 de maio o Simpósio Filosófico-Teológico com o tema “Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção: um olhar teológico, histórico e artístico do monumento”.

Segundo um dos coordenadores do Simpósio e Diretor de Estudos do Seminário Arquidiocesano São José, Padre Geraldo Dias Buziani, a intenção é suscitar entre os participantes a compreensão teológica da Igreja Catedral como símbolo e lugar expressivo e visível da unidade eclesial. Ainda, o evento também será uma oportunidade de apresentar os trabalhos de restauro que em breve serão entregues à comunidade.

Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção de Mariana – Dacom Arquidiocese de Mariana

“Esse simpósio convida a olhar para a Catedral não só do seu ponto de vista artístico e histórico, mas também do ponto de vista teológico, como expressão visível dessa unidade da Igreja. Um local sagrado, espaço de culto, onde a Igreja encontra sua manifestação mais plena e visível quando o presbitério, os leigos e os fiéis estão reunidos em torno do seu bispo para celebrar a Eucaristia naquele altar da Catedral”, explica Padre Geraldo, pontuando que o Simpósio Filosófico-Teológico será uma rica oportunidade para se aprofundar na temática.

Por sua vez, o Diretor Acadêmico da FDLM e também responsável pela organização do congresso, Padre Edvaldo Antonio de Melo, destaca que a história da Catedral de Mariana, em seus mais de três séculos de existência, está estreitamente interligada com a da cidade mineira. Vale lembrar que a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção é tombada no âmbito federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) devido a sua importância.

“Nesse sentido, aguardamos com muita expectativa a conclusão das obras de restauração para podermos retomar as celebrações na Igreja Mãe de nossa Arquidiocese e contemplar as maravilhas artísticas e arquitetônicas deste templo”, pontua Padre Edvaldo.

Programação

Com todas as atividades realizadas de modo presencial, nos espaços do Seminário de Teologia, da FDLM e da Catedral, em Mariana (MG), o evento terá início no dia 25 de maio e segue até o dia 27. Além de palestras, mesas redondas e conferências, o evento contará com o lançamento do livro “Seminário de Mariana: Memória dos 270 anos”, organizado pelos padres Edvaldo Antônio de Melo e Adilson Umbelino Couto e por Dom Valter Magno de Carvalho. CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

Submissão de comunicações

Também estão sendo aceitas propostas de trabalhos que contemplem a temática sobre a Catedral de Nossa Senhora da Assunção, em seus aspectos artísticos, arquitetônicos, culturais, históricos e religiosos, a serem apresentados no dia 27. Para isso, as pessoas que desejarem devem enviar até o dia 20 de maio um resumo da proposta de 150 a 300 palavras para o email: eventosfdlm@gmail.com.

Participação

Os interessados em participar, seja como ouvinte ou com a apresentação de trabalho, devem se inscrever através de formulário on-line e pagar uma taxa no valor de R$ 50,00. Ainda, haverá emissão de certificados para todos os participantes inscritos que obtiverem frequência mínima de 75%.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

*Imagens do evento: Divulgação

Agenda